Cotidiano

Enfermagem faz carreata para cobrar melhores condições de trabalho

Entre as reivindicações está o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual aos servidores da saúde

Uma carreata está sendo realizada na manhã desta sexta-feira, 17, por profissionais da enfermagem para cobrar do Governo do Estado, melhores condições de trabalho nas unidades hospitalares.

Entre as reivindicações está o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores da saúde, que vem sendo constantemente denunciado por leitores da FolhaBV.

“Está faltando material de proteção, se os profissionais de saúde se infectarem, a população também será contaminada e uma tragédia pode acontecer”, afirmou o presidente do Sindicato dos Profissionais em Enfermagem de Roraima (Sindiprer), Melquisedeque Menezes em discurso durante a carreata.

Em recente nota enviada a FolhaBV, o Governo do Estado informou que os EPIs incluindo máscaras faciais incolor, máscaras de proteção respiratória, álcool etílico 70%, óculos de proteção profissional, macacão branco, avental, gorro, luvas entre outros itens essenciais nas unidades hospitalares, recebidos no dia 09 de abril, vão atender os servidores e unidades de saúde no combate ao Novo Coronavírus (COVID-19).

A Secretaria ressaltou na nota que todas as Unidades Hospitalares, incluindo o Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento estão recebendo os EPI´s. No entanto, esse repasse está sendo feito de acordo com o cronograma elaborado pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica) e CGUE (Coordenadoria Geral de Urgência e Emergência).

A nota explica que o material é distribuído aos profissionais nas unidades hospitalares, conforme Protocolos da OMS (Organização Mundial de Saúde) e CCIH/ UVE, priorizando os profissionais com contato direto com o COVID-19.