SEGURANÇA VIÁRIA

Entenda como os radares em Boa Vista funcionam

Motivo de discórdia e de polêmicas, o radar é uma ferramenta com o objetivo de fiscalizar o trânsito e educar o motorista

Radar de controle de velocidade da avenida Ville Roy. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Radar de controle de velocidade da avenida Ville Roy. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Motivo de discórdia e de polêmicas, o radar é uma ferramenta com o objetivo de fiscalizar o trânsito, monitorar o fluxo de veículos e aplicar multas em caso de infração. Porém, você sabe quais os tipos de radares que existem em Boa Vista e como eles funcionam?

A capital roraimense tem três tipos de radares: de controle de velocidade , redutor de velocidade e avanço de sinal vermelho. Segundo o chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Ney Brito, em entrevista à FolhaBV, cada um tem uma função diferente e tecnologia para a precisão do monitoramento viário.

Ney Brito, chefe da Divisão de Prevenção e Educação para o Trânsito da SMST, reforçou que os radares também são educativos. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“[Em redutor velocidade] nós temos a lombada eletrônica, que é como se fosse uma faixa e faz com que você reduza a velocidade para passar nele. Ele é capta por infravermelho e a precisão dele é mais perfeita do que os nossos outros radares. Como aquele de laçada, que antes de você passar ele capta e funciona como controlador de velocidade. E nós temos o avanço de sinal vermelho, que capta quando o sinal está na fase vermelha e você avança a faixa de retenção”, explicou Brito.

No caso da lombada eletrônica, a velocidade dos veículos é captada quando as rodas passam pelo sensor do asfalto, e junto com o infravermelho, e mostram na tela o número em faixas de velocidade abaixo da permitida (verde), pouco acima (amarelo) e muito acima (vermelho). Os pardais funcionam da mesma forma, mas com câmeras.

Ainda, conforme o chefe da Divisão de Prevenção, mesmo que dois ou mais veículos passem próximos um ao outro, todos serão captados na ordem. “Ele é regulado para pegar as faixas. Se passar um e logo em seguida passar o outro, vai acusar a velocidade do primeiro e vai acusar a velocidade de segundo”, completou.

+ Radares em Boa Vista: veja as listas dos mais recentes e outros

Precisão dos radares

Os radares, apesar de diferentes em formas de captar e nas suas funções, são precisos. É o que garante Ney Brito:

“O equipamento eletrônico ele tem já a margem de erro que o próprio Código de Trânsito Brasileiro traz. Então, se você pegar uma uma infração de trânsito de velocidade acima da permitida, antes ele vai me dar três velocidades: uma da via, que é a regulamentar; uma da velocidade que foi captada e uma da velocidade considerada”.

Disso, o aparelho faz a velocidade média para saber se o condutor passou acima ou abaixo da permitida.

Educação no trânsito

Além de fiscalizar os motoristas, os radares são educativos por trabalharem com as cores e as placas de sinalização. A Resolução nº 798/2021 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe radares ocultos ou em locais poucos visíveis. O propósito é fazer com que o condutor seja alertado do limite de velocidade da via, perceba os riscos, reduza a velocidade do veículo e, com isso, reduza as chances de sofrer ou causar um acidente.

No entanto, Brito completa que não é porque existe o equipamento eletrônico que, somente por isso, tem que reduzir a velocidade.

“A todo momento que você conduzindo veículos automotores em via pública, é de suma importância você estar respeitando a sinalização. A sinalização viária ela não vem pra atrapalhar ninguém, pelo contrário, ela vem pra organizar o trânsito e garantir a segurança de todos os nossos condutores e usuários da via pública”, reforçou.