Em outros Estados, a baixa nos reservatórios de água interfere na geração de energia elétrica. Em Roraima é o contrário, é a falta de energia elétrica que afeta o fornecimento de água.
A distribuição de água em Boa Vista é feita por 11 Centros de Reservação e Distribuição (CRD) e 68 poços artesianos, e todo este este sistema é movido por bombas que precisam de energia elétrica para funcionar.
A explicação foi dada pelo presidente da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima), James Serrador, durante o programa Quem é Quem, apresentado por Cida Lacerda, na Rádio Folha 100.3 FM. “Toda vez que tem uma queda de energia, a bomba do poço desliga. Então todos funcionam com energia”, reforçou.
Providências
Ele explicou que para dar uma resposta mais rápida, a Caer vai dobrar o número de equipes e duplicar as rondas que monitoram cada desses poços, além de criar um acompanhamento on-line do status de cada poço para tentar dar uma resposta mais rápida e minimizar impactos causados por esta falta de energia.
“Além disso, estamos licitado mais 40 poços e promovendo outras melhorias”, destacou o presidente.