Cotidiano

Entenda porquê fibra óptica enfrenta constantes rompimento em RR

Outra dúvida comum dos usuários, é de que a chuva afeta a qualidade da internet, e Diego Leite ressalta que isso é um mito

Apesar de ainda não chegar até alguns municípios do interior do Estado, a internet fibra óptica é a mais utilizada pela população de Roraima, que constantemente sofre com os “rompimentos” no fio.

A tecnologia tem substituído os fios de cobre para melhorar a transmissão dos dados digitais. Os cabos de fibra óptica são feitos de vidro ultrapuro envolvido com duas camadas de plástico bem flexível, uma de refração e outra de revestimento.

Esses cabos são finos como um fio de cabelo humano. Os sistemas que são baseados em fibra óptica levam bilhões de bits de dados digitais ao longo de grandes distâncias. A luz que atravessa o cabo trazendo informações é refletida no interior da fibra óptica com mais rapidez e qualidade. Por isso, ela é considerada uma tecnologia superior às outras convencionais.

De acordo com o analista de sistema, Diego Leite, a fibra óptica chega em Roraima pela BR-174, vinda do Amazonas. Sua construção é muito antiga, portanto, já não se sabe a exata localização dos fios. Ele ressalta que ela tende a romper mais durante o verão, que são épocas de obras na estrada.


Analista de sistema, Diego Leite (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

 “É só você perceber que na época do inverno a fibra rompe menos, porque ninguém está fazendo obras. Mas durante o verão, as escavações acertam a fibra, que por ser muito antiga, hoje ninguém sabe exatamente onde ela está”, explica.

Outra dúvida comum dos usuários, é de que a chuva afeta a qualidade da internet em Boa Vista, e Diego Leite ressalta que isso é um mito. “Não tem relação, a fibra óptica é subterrânea. Ela é protegida, e o que passa dentro da fibra é luz, portanto, não tem relação com a chuva. Já a internet via rádio é afetada, pois a água refrata o sinal e impede que chegue com qualidade”, finaliza.

Diferença de internet fibra óptica e via rádio

A internet via rádio transmite os sinais sem nenhum tipo de fio, ela se propaga por meio da repetição de ondas de rádio realizadas por torres, conhecidas como pop, localizadas em regiões estratégicas, para uma antena instalada na residência ou empresa — diferente da internet fibra óptica que leva os dados da central da provedora até o contratante por meio do cabo.

Sendo assim, uma das principais diferenças entre a internet fibra óptica e a rádio é a estabilidade e restrição de velocidade. A rede via rádio em 2.4Ghz, mesmo com uma instalação adequada, tem limitações de velocidade. Além disso, pode sofrer com interferências como árvores, muros, prédios, entre outros, além de fenômenos naturais, como chuvas e raios, os quais podem atrapalhar a qualidade da conexão.

No entanto, a fibra óptica demanda um processo mais extenso para ser ofertado e, por isso, ainda não chegou em todos os lugares. Dessa forma, a internet via rádio ainda não é uma opção a ser descartada, já que ela tem como principal vantagem o custo mais acessível e a disponibilidade em regiões mais afastadas, em lugares sem estrutura para cabeamento ou localidades centrais com o tipo de conexão por cabo de cobre mais defasada.