Cotidiano

Entidades realizam ações alusivas à data

Comemorada neste sábado, 21, o Dia Internacional da Síndrome de Down busca debater a importância de combater a discriminação na sociedade

Desde o início dessa semana, entidades públicas e privadas vêm realizando ações alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a ser comemorada neste sábado, 21. Na Rede Cidadania Atenção Especial, localizado no bairro Santa Teresa, zona Oeste, usuários e a comunidade têm participado de uma vasta programação, com ações esportivas, palestras e atividades de saúde.
“Nós estamos realizando uma série de ações com os usuários da unidade. Essas atividades são baseadas em tudo que eles gostam de fazer, como a realização de jogos, prática de esportes, ações culturais, pinturas, entre outras. Além de ser um momento de descontração para eles, é também uma maneira de chamar a atenção da sociedade, colocando-os numa semana de destaque, para que a gente possa estar de fato discutindo o tema, principalmente no combate ao preconceito”, destacou a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Emília Campos.
Criada com o intuito de dar assistência social para pessoas com qualquer tipo de deficiência, a Rede Cidadania Atenção Especial faz parte de uma série de especialidades da Rede Cidadania, desenvolvida pelo governo, por meio da Setrabes. A unidade oferece atividades de estimulação precoce, ensino especial e capacitação profissional, desde a infância à fase adulta. Atualmente, o programa beneficia cerca de 700 usuários, dos quais 91 são portadores da síndrome.
“Falando especialmente do portador da síndrome de down, este mês, o plenário da Câmara Federal aprovou um projeto de lei que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Isso é uma conquista para eles, não só para a síndrome de Down, mas qualquer pessoa com algum tipo de deficiência, porque vai garantir os direitos de inclusão dessas pessoas na sociedade. Essa é uma bandeira antiga e que, com essa lei, vai fazer com que a luta avance ainda mais. O Governo do Estado sempre fará ações voltadas para a consolidação desses direitos”, pontuou a secretária.
PROGRAMAÇÃO – Para as 09h desta quinta-feira, a Setrabes realizará um intercâmbio entre escolas, abrigo infantil e usurários da Rede. A intenção é promover uma série de apresentações de artes inclusivas entre os participantes da ação. As ações do dia serão encerradas às 16 horas, com a realização de um campeonato de futsal.
O encerramento da semana ocorrerá na sexta-feira, 20, com panfletagem às 08 horas. Às 09 horas será iniciada mais uma maratona de apresentações artísticas de bandas e ainda, a realização de palestra sobre Direitos da Pessoa com Deficiência. “Nós teremos uma manhã inteira de atividades no pátio, com apresentações artísticas, recital de poemas, brincadeiras e uma panfletagem junto aos condutores de veículos como uma forma de conscientizar a população sobre a importância do tema”, disse.
PREFEITURA – Outro evento alusivo ao dia será realizado pela Prefeitura de Boa Vista. A ação será realizada pela Coordenação de Atenção Integral de Saúde à Pessoa com Deficiência. A ideia é mostrar que pessoas com síndrome de Down têm muito mais em comum com o resto da população do que as diferenças.
“Queremos informar e sensibilizar as gestantes, pessoas com Down e seus familiares, quanto às peculiaridades desta síndrome que não é considerada uma doença e sim uma ocorrência genética”, disse a coordenadora da ação, Liliane Hummel.
A ação será realizada na sexta-feira, no Centro de Referência e Especialidades Médicas (CREM), na unidade básica do Mecejana, localizada na rua Pavão, sem número, bairro Mecejana, zona Oeste, no horário das 14 horas.
PÁTIO RORAIMA – O Pátio Roraima Shopping, localizado no bairro Cauamé, Zona Oeste, também realizará atividades alusivas a data. No sábado, dia 21, um grupo de aproximadamente 15 pessoas fará uma mostra artística dedicada à pessoa com Síndrome de Down.
“Por se tratar de uma data internacional, o nosso grupo vai promover esse evento em parceria com o shopping. Nós procuramos a administração, apresentamos um projeto e eles prontamente nos apoiaram nessa iniciativa. O tema do evento é ‘Nossas oportunidades, nossas escolhas’ e nele nós estaremos realizando, na praça de alimentação, uma série de atividades, desde uma mostra artística até a realização de atividades recreativas, como escolha de miss e mister. A intenção é mostrar para a sociedade que não há diferença entre a pessoa com síndrome e as ditas normais, além de mostrar ainda que essa população tem direitos e que elas têm capacidade intelectual como qualquer outra”, destacou a organizadora da ação, Elisângela Monção.
O evento terá inicio às 17 horas. Os participantes envolvidos trabalharão na possibilidade de criar uma associação com foco nos direitos das pessoas com a síndrome. “Além de um momento de encontro dessas pessoas, nós estaremos cobrando os nossos direitos e os direitos dessas pessoas. A nossa intenção é também de futuramente criar uma associação específica para pais, amigos e colaboradores que se engajem na nossa causa”, frisou. (M.L)