Os motoristas que trafegam pela BR 174 já se deparam com a sinalização de pardais e lombadas eletrônicas instalados pelo Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), em locais estratégicos, como próximo ao bairro Brigadeiro, na saída para Manaus (AM). Neste local, por exemplo, é visível a preocupação dos motoristas que passam pelo radar em velocidade acima do permitido e indicado na placa de sinalização.
Mas essa preocupação ainda não pesará no bolso, pois os pardais e lombadas eletrônicas, apesar de estarem funcionando, ainda estão em fase de testes e não estão emitindo as informações para a Central Nacional, que as transforma em multas.
“Os pardais e as lombadas eletrônicas estão em fase de testes e estamos aguardando os técnicos do Inmetro [Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia] para fazer a aferição do equipamento”, afirmou o superintendente do Dnit em Roraima, Pedro Christ, sem, no entanto especificar uma data em que essa aferição possa ocorrer e os equipamentos começarem a funcionar efetivamente. “É bom começarem a se acostumar e respeitarem a sinalização, pois a infração pode pesar no bolso”, alertou.
Ele explica que ao veiculo passar pelo equipamento na velocidade acima da permitida no local – e indicada pela sinalização – a placa do veículo é fotografada e enviada ao sistema nacional, que formata e emite a multa para o endereço de registro daquele veículo.
As multas aplicadas vão para o sistema nacional. “O objetivo do Dnit não é de arrecadar dinheiro com multas, mas de diminuir e inibir o número de acidentes nas rodovias federais com instalação de equipamentos modernos, que forcem os condutores a respeitar a sinalização e punir os infratores com multas, pois alguns só aprendem quando dói no bolso”, disse.
Como exemplo, ele citou a faixa de pedestres no bairro São Bento, que nem sempre é respeitada, embora a BR seja sinalizada. “Naquela faixa sempre ocorre acidentes, mesmo sendo sinalizada com placas. Por isso foi escolhido com ponto estratégico para ser instalado um sinalizador eletrônico que vai informar a que velocidade o condutor passou naquele local e fotografar a placa do veículo. Assim punir o infrator e dessa forma inibir e diminuir o número de acidentes naquele local, e em outros pontos ao longo da BR 174, onde foram instalados os equipamentos, tendo como base os acidentes ocorridos”, explicou.
Ao todo são nove barreiras eletrônicas e redutores de velocidade que foram instalados nos mais de 900 quilômetros que correspondem o trecho da BR-174 em território roraimense.
Além do equipamento próximo à faixa de pedestres no bairro São Bento, na saída para Manaus, outros foram instaladas ao longo do trecho sul da rodovia, sendo um no Km 211.6, no município de Rorainópolis, no km 368.4, no município de Caracaraí, e no km 448, no município de Mucajaí. E também nos km 498.3, 498.4, 500.8 e 501.6 todos no na Capital Boa Vista. Haverá também pardais no Km 606.3 do trecho Norte da BR-174, na comunidade de Três Corações, no município de Amajari, e no Km 705, na comunidade de Sorocaima, em Pacaraima, fronteira com a Venezuela. DIFERENÇA – O superintendente do Dnit em Roraima, Pedro Christ, explicou que se trata de dois sistemas diferentes os redutores de velocidades, pardais e lombadas eletrônicas. “São equipamentos diferentes, mas ambos medem a velocidade e tiram a foto dos veículos. A diferença é que o pardal não vai informar a velocidade, apesar de existir a sinalização na via de quantos quilômetros por hora o motorista está trafegando naquele momento. Já a lombada eletrônica vai informar através de um totem, na lateral da pista, a velocidade que está trafegando no momento em que passou pelo equipamento”, explicou. (R.R)
Cotidiano
Equipamentos estão em testes na 174
Os pardais e lombadas eletrônicas foram instalados em pontos estratégicos ao longo da rodovia