Depois de competir com 100 equipes de todo o Brasil, a equipe ‘I,Robot’, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, conquistou a terceira colocação no Festival Sesi de Robótica, na categoria Core Values e modalidade First Lego League (FLL). A competição aconteceu em São Paulo, nos dia 6, 7 e 8 deste mês.
A equipe de Boa Vista venceu na categoria FIRST LEGO League, quando os estudantes competem de forma amigável e ganho mútuo. Todos os integrantes da equipe foram avaliados com base em valores humanos, em que os competidores descrevem um modo de atuar em conjunto e que valoriza o respeito mútuo e o trabalho de alta qualidade.
A I,Robot conquistou, também, uma vaga para o torneio internacional de robótica, que vai acontecer no Rio de Janeiro em junho deste ano, quando o resultado foi anunciado no final do terceiro dia do Festival SESI de Robótica 2020, na Fundação Bienal – Parque Ibirapuera, na capital paulista.
Para Reldison Junior, 13 anos, integrante da equipe boa-vistense, essa foi uma conquista para todos. “Estou muito feliz, agradeço a Prefeitura de Boa Vista e a todos da I,Robot por este resultado. Graças a Deus e aos nossos técnicos e mentores, depois de muita dedicação conseguimos chegar aqui e conquistar este prêmio e a vaga no mundial” disse.
A competição
Foram três dias de competição com vários desafios para a equipe I,Robot. Em meio a momentos de descontração, os membros da equipe realizaram tarefas como desafio do robô, construção e programação do robô para desempenhar as missões inspiradas pelo tema proposto e marcar pontos. Além de apresentarem o projeto aos árbitros da competição.
O projeto – A equipe do CCTI, única representante de Roraima no Mundial de Robótica, trouxe para São Paulo o projeto “Brincar – Os Primeiros Passos para uma Cidade Inteligente e Modelada”, com foco na primeira infância, fase que abrange os três primeiros anos de vida.