A equipe de profissionais que integram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do município Alto Alegre participou de uma capacitação para aprimorar o serviço de emergência na região. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Alto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O curso teve a duração de quatro dias, com início na terça-feira (20) e encerramento nessa sexta-feira (23). A iniciativa capacitou o total de 24 profissionais, entre condutores, técnicos e enfermeiros do SAMU.
Conforme o secretário de Municipal de Saúde do município, Agmael Souza Moura, por meio do curso, os participantes tiveram a oportunidade de atualizar seus protocolos, aprender novas técnicas e procedimentos, além de aprimorar o trabalho em equipe.
“Essa capacitação foi pensada em técnicas e protocolos recentes, entre eles um método internacional, o Stop The Bleed. Foi um curso bem intenso e todos receberam certificado. No final, houve uma encenação de acidente, com caminhonete na rua e sangue fictício”, informou.
O secretário explicou que Stop The Bleed é um projeto criado pelo Departamento de Defesa Americano e American College of Surgeons. O curso tem como objetivo proporcionar conhecimento sobre os tipos de hemorragias, quadro clínico hemorrágico e suas consequências, além das principais técnicas utilizadas para o controle de hemorragias severas.
Agmael ressaltou que a iniciativa de capacitar profissionais da saúde da rede municipal será contínua. A próxima será em meados dos mês de março e deve atender os condutores de ambulância, enfermeiros e técnicos de postos de saúde de Alto Alegre.