O governador Antonio Denarium (Progressistas) autorizou nesta segunda-feira (10) a reforma geral da escola estadual Maria das Neves Rezende, no bairro Asa Branca, zona Oeste de Boa Vista.
A obra vai custar R$ 5.909.704,53, recursos próprios do Governo. Os serviços, que serão executados pela empresa JRC Construções, têm previsão para terminar em 240 dias. “As obras vão começar imediatamente com a autorização. A escola tem mais de dez anos sem qualquer tipo de recuperação e a ideia é recuperá-la toda, inclusive a quadra de esportes”, explicou o secretário estadual de Infraestrutura (Seinf), Edilson Lima Damião.
A Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) ainda não divulgou para qual unidade vão ser transferidos os 915 alunos da escola Maria das Neves Rezende, o que deve acontecer “em breve”, segundo a secretária de Educação, Leila Perussolo.
“Estamos vendo a nossa rede. Como temos hoje algumas escolas trabalhando no mesmo prédio, duas escolas, em razão da necessidade de retirada dos alunos por reforma, vamos em breve comunicar a sociedade sobre como será o reordenamento, não só do Maria das Neves, mas também das escolas ainda em reforma”, declarou.
Estrutura precária
A unidade, inaugurada em 1985, possui 3.947,98 metros de área construída com 18 salas de aula, além de salas de jogos, de leitura e laboratórios de Informática e Ciências. O prédio é dividido em três blocos e possui quadra coberta e um auditório de 243 metros quadrados.
Fotos divulgadas pela Seinf mostram o desgaste da pintura, janelas sem vidro, banheiros sem porta e a cobertura da quadra esportiva arriada.
“Todo dia era dia de apagar incêndio. Quebrou uma estrutura ali, uma lâmpada queimou, uma torneira quebrou. Contávamos o tempo todo com a ajuda da Secretaria de Educação para consertar as coisas, chegando ao limite”, lembrou Maria Edna Neres Silva, diretora da escola desde 2019. “Os professores reclamavam que não podiam mais fazer gincanas e outros eventos porque não tinha quadra”, completou.
Melhorias com a reforma
Entre as novidades prometidas com a reforma, segundo a Seinf, estão o piso tátil direcional, banheiros e vestuários com acessibilidade, a troca do telhado por uma estrutura metálica e a instalação de foro em PVC nas salas e corredores.
O auditório, por sua vez, ganhará novas adequações na acústica com piso vinílico acústico em régua e terá rampas e corrimões de acessibilidade.
A quadra esportiva terá nova pintura, receberá postes de ferro para vôlei e tabelas de basquete, ganhará banheiros com vestuários e acessibilidade, sala de depósito para material esportivo, sala multiuso e ainda terá o telhado trocado por telhas de aço zincado.