O ano de 2014 foi sem dúvidas um ano de festa para alunos, diretores e colaboradores da escola estadual Lobo D’Almada, tudo porque a unidade escolar, localizada no centro da Capital Boa Vista, foi a grande vencedora do Prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto Cidadania Brasil com a Confederação Nacional da Indústria (CNI-Sesi). A escola conseguiu a façanha inédita de faturar a primeira colocação em três das cinco categorias existentes na ação.
Criado desde 2000, o prêmio é referencia na construção de projetos voltados a estimulação de boas práticas dentro e fora das escolas. Esse ano, 7.795 escolas de todo o país participaram da ação, envolvendo mais de seis milhões de alunos. As escolas participam das atividades, enviando projetos para qualquer uma das cinco categorias do prêmio (Ensino Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Técnico.
Para a gestora da escola, Aurilene de Freitas, o envolvimento de toda equipe de docentes no aprendizado dos estudantes fez toda a diferença no resultado final das premiações. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe. Todos os professores colaboraram com este sucesso desses projetos, alinhando todo o potencial dos alunos nas atividades que foram desenvolvidas, além disso, a escola conta com uma coordenação pedagógica atuante, que atualmente é formada pelas professoras Silvana Araújo, Juliana Silva, Maria Cláudia e Lorena Dourado, que está sempre ajudando aos professores a realizarem esses projetos”, relatou.
Ela destacou ainda que esse ano, a equipe contou com a ajuda das professoras Gisele de Oliveira, que colaborou com os trabalhos na confecção dos vídeos dos três projetos vencedores do prêmio e as orientadoras dos projetos que fizeram toda a diferença e que ajudaram os alunos chegarem a essas conquistas.
No projeto “Meu Jeito Jovem de ser Cidadão”, alunos tiveram que desenvolver ações que ressaltassem a importância dos direitos e deveres do cidadão. Orientado pela professora Elaine Silva Melo, o projeto propôs aos alunos refletir sobre a relevância das boas práticas de civilidade e o respeito às pessoas, além de abrir discussões em torno de temas como corrupção e voto consciente.
“Eu achei o tema interessante, pois nos dá uma noção sobre o que é certo e o que é errado. Mostrar mim e para os meus colegas que quando a fila do lanche é furada, existe falta de respeito com o direito do próximo, e que a corrupção pode estar presente não somente na política, mas também no nosso dia a dia escolar”, disse o estudante do Ensino Fundamental, Victor Andrade.
Na categoria Ensino Médio, a escola venceu com o projeto “Voluntários da Leitura”. A ação, que foi orientada pela professora Maria Bernadete Barbosa, os alunos desenvolveram atividades voltadas para o encorajamento da leitura. Na ação, os estudantes usaram o lado lúdico para contarem histórias a estudantes de escolas municipais, além de realizarem brincadeiras e ações educativas como Semana da Leitura e Blitz Educativas.
“Foi muito bom participar desse projeto, pois ele nos fez resgatar um pouco das histórias infantis. Usando da criatividade, nós alunos não só redescobrimos o prazer da leitura, como também levamos a mensagem da importância da leitura na vida das crianças menores”, ressaltou a estudante do ensino médio, Linne Arruda.
Já o projeto desenvolvido por alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos), teve como prisma o resgate da importância da produção artística local. Com o projeto “Roraima – Conhecendo e Aprendendo”, orientado pela professora Índira Paracat, os estudantes puderam aprofundar conhecimentos sobre a cultura macuxi em seu contexto geral, com a música, culinária, danças típicas e história do povo roraimense.
“Eu acreditei desde o início que seríamos vencedores, porque o projeto foi lindo. Conhecer mais sobre a culinária, os artistas e a história de Roraima foi sem dúvida uma experiência rica para mim, pois tudo foi mostrado de forma tão rica e verdadeira que certamente fica como aprendizado para a vida toda do estudantes”, pontuou a aluna do EJA, Vera Lucia Guimarães.
Cotidiano
Escola estadual Lobo D'Almada é destaque em premiação nacional
A escola faturou três categorias do prêmio Construindo a Nação, promovido pelo Instituto Cidadania Brasil e CNI