Com dois projetos que abordam temas sustentáveis, a Escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, localizada no bairro Conjunto Cidadão é a única da Região Norte a disputar o Prêmio Liga STEAM. Trata-se de uma iniciativa nacional que reconhece e valoriza ideias que nascem na sala de aula, com o intuito de solucionar desafios da comunidade na qual os alunos estão inseridos.
Os projetos, elaborados por duas professoras da escola, estão entre os 50 selecionados, dos mil inscritos na categoria Ensino Fundamental I (até o 2° ano). Os vencedores desta categoria contarão com a implementação de uma brinquedoteca na unidade. Já para os segundos e terceiros lugares, os prêmios são em dinheiro, a serem revertidos em equipamentos e benfeitorias para as escolas.
“Cozinha Pedagógica – Sabor e Cidadania”
Este projeto, idealizado pela professora Edenice Andrade, tem como objetivo a elaboração de receitas práticas e de empreendedorismo, a partir do reaproveitamento de alimentos nutritivos, com a utilização de cascas, folhas, talos e sementes. Uma das grandes estrelas do projeto é o brigadeiro da casca da banana, que é um sucesso entre os pequenos.
Os alunos também têm a oportunidade de aprender a fazer bolo da casca da banana, doce com casca de maracujá, cupcake de casca de abóbora, suco de casca de abacaxi, dentre outras receitas deliciosas. De acordo com Edenice, a ideia é conscientizar as crianças, desde cedo, sobre a importância de uma alimentação saudável e de atitudes sustentáveis.
“Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2022, mais de 800 milhões de pessoas no mundo passam fome. Por isso, queremos conscientizar nossas crianças e torná-las multiplicadoras de atitudes sustentáveis, com grandes impactos positivos no nosso futuro. Elas levam todo esse aprendizado para casa e, certamente, se tornarão adultos que prezam pela preservação do planeta”, disse.
O projeto inclui, ainda, a promoção de uma Mostra Culinária com a participação da comunidade escolar que poderá aprender as receitas, degustar e saber um pouco mais sobre alimentação saudável e sustentável. Além disso, a iniciativa contempla a elaboração de um livro de receitas.
“Energia Solar – A Luz que Salva”
Este outro projeto selecionado é de autoria da professora Eliene Barros e tem como objetivo tornar a comunidade escolar um espaço sustentável, com a construção de uma Praça Ecológica. Este espaço contará com uma estufa e outros equipamentos alimentados por energia limpa, gerada pela luz solar. Para isso, os alunos construíram uma maquete que simula a estrutura a ser montada na praça.
Com papelão, foram construídas as paredes e o teto da casa. As placas solares foram confeccionadas com embalagens de leite e pintadas de preto, simulando os chamados painéis fotovoltaicos, que captam a luz solar e transformam em energia elétrica. Dentro da casa foi colocada uma lâmpada, que acende ao ser ligada na tomada. A ideia é mostrar para os alunos, de forma interativa e prática, que os painéis possuem essa função de gerar energia.
“Moramos na Amazônia, em uma região com alta incidência solar, então porque não aproveitarmos essa riqueza?! Até chegarmos nesta fase de construção da maquete, abordamos em sala de aula diversos conceitos básicos e importantes sobre sustentabilidade. A ideia é tornar toda a experiência valiosa, visto que eles farão parte da construção da praça, da montagem da estufa, do plantio das mudas e da instalação dos painéis solares”, explicou.
A Escola Raimundo Eloy Gomes promove nesta sexta-feira, 11, o evento “Na Trilha do Eloy”, em comemoração aos 14 anos da unidade. Diversas iniciativas pedagógicas desenvolvidas por lá têm como base o macroprojeto ‘Trilha do Saber’, que possui diversos desdobramentos, com propostas específicas. Os dois projetos selecionados para a Liga Steam integram a ‘Trilha da Sustentabilidade.
LIGA STEAM
O Prêmio Liga STEAM é uma iniciativa promovida pela Fundação ArcelorMittal e Fundação Banco do Brasil, em parceria com a AVSI Brasil e a Tríade Educacional. A iniciativa existe há mais de 30 anos e incentiva a disseminação de uma abordagem educacional mais plural, com a aproximação de estudantes das áreas STEAM (acrônimo em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática).
A previsão para divulgação dos 10 projetos finalistas de cada categoria é dia 17 de novembro. Já o resultado dos vencedores sairá no dia 6 de dezembro. Mais informações sobre o Prêmio podem ser obtidas por meio da página oficial da Liga Steam: https://ligasteam.com.br/premio.