Cotidiano

Escola municipal é referência do Prêmio Gestão Escolar 2020

A unidade vai representar o Estado de Roraima nas próximas fases do prêmio, enfrentando 81 escolas de todo o Brasil

A Escola Municipal Jânio da Silva Quadros, no bairro Tancredo Neves, conquistou o título de Escola Referência Estadual no Prêmio Gestão Escolar 2020, ocupando a primeira posição no ranking.

A unidade vai representar o Estado de Roraima nas próximas fases do prêmio, enfrentando 81 escolas de todo o Brasil. Em Roraima, 114 escolas participaram, sendo 55 da rede estadual e 59 da municipal.

A Jânio Quadros já está passando pelo processo que vai selecionar as cinco escolas finalistas da etapa regional. A cerimônia de premiação das escolas destaques e o anúncio da escola “Referência Brasil”, está prevista para dezembro.

Em 2020, a edição foi especial com o tema “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”. Dessa forma, o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) pretende dar visibilidade às formas criativas e inovadoras com que estão lidando com o afastamento social, onde escolas do Brasil inteiro criaram novos formatos para a continuidade da aprendizagem dos estudantes.

A escola referência de Roraima usufruiu de todos o recursos digitais durante a pandemia para levar as atividades a distância para os alunos, como a criação de Grupos Salas (via whatsapp).

Por meio dessa ferramenta são compartilhadas as atividades do Aprendendo em Casa e demais tarefas desenvolvidas pela própria unidade. Reuniões em videochamadas levam incentivo, apoio emocional e afetivo a alunos e professores.

A professora de artes Diana Antunes integra a equipe que se empenhou tanto nas ações da escola como na elaboração dos relatos para o Prêmio. Também está à frente da confecção do Livro do Artista, junto com os alunos.

Ela criou uma página no Facebook intitulada: Tia Diana; o diário de bordo de uma professora de arte, uma ferramenta digital que serve para registrar as experiências dos alunos durante o isolamento social.

“Nos esmeramos nesse momento difícil em realizar uma trabalho diferenciado, baseado numa pedagogia humanizada pensando no nosso aluno como um ser completo, trabalhando o cognitivo, o emocional, psicológico e o histórico, porque este é um momento que vai ser lembrado para sempre na história do nosso Brasil e do mundo. Daqui a 10 ou 20 anos, alguém vai ler sobre a vivência dos professores e suas práticas pedagógicas nesse tempo de pandemia”, declarou.

O Prêmio é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). Entre os objetivos estão: estimular a melhoria da gestão das escolas públicas, reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores, multiplicando boas estratégias.