A VII Mostra Integrada da Escola Municipal Arco-íris ocorre nesta sexta-feira, 7, com stands produzidos pelos alunos com temas variados e inclusivos, atendendo todos os alunos da unidade. A programação segue até às 16h.
Na quadra da escola foram colocados vários espaços com os trabalhos de cada turma, com temas variados como o folclore, meios de transporte, incentivo à leitura e entre outros. As crianças também fizeram apresentações musicais com seus específicos temas.
A coordenadora pedagógica da escola, Kerlly Briglia, conta que na mostra é apresentado tudo que é trabalho no cotidiano com os alunos. “É a oitava vez que a mostra acontece e o objetivo é mostrar um pouco do nosso trabalho no decorrer do ano. Dividimos as turmas do período matutino e vespertino e abrimos as portas para que os pais possam vir e aproveitar”, afirmou.
“A sala de recursos é destinada para as crianças com necessidades especiais, não necessariamente com laudo, mas que o professor sinaliza que ela precisa de uma atenção maior”, contou também Kerlly.
As alunas Heloísa Godoi e Helena Godoi têm sete anos e são irmãs gêmeas. Estudam atualmente no primeiro ano do fundamental e produziram girassóis de artesanato para a mostra. Helena tem baixa visão, então a turma fez os girassóis em alusão ao livro “O desejo de Sofia”, que foi apresentado a Helena em braile.
“A gente fez esses girassóis de papel e vamos cantar uma música, sobre o sonho de Sofia, que era ver um campo de girassóis. Foi bem legal e fizemos dentro da sala com a ajuda da Tia Mara [professora titular da turma]. Se você olhar direitinho, ele brilha!”, afirmaram Helena e Heloísa em entrevista à Folha.
A professora Evânia Pereira trabalha com o Braille desde 2020 e é a responsável por ensinar à Helena, ela falou um pouco sobre o processo. “Trabalho com a Helena desde março deste ano e é um desafio e muito gratificante. Ela estuda o mesmo que todos os colegas só que adaptado para o Braille e algumas vezes em audiodescrição”, declarou.
A Escola Arco-íris fica localizada na Rua Massaranduba, número 1551 no bairro Paraviana em Boa Vista.