O governo estadual reinaugurou, nesta terça-feira (14), a Escola Estadual de Tempo Integral Maria das Dores Brasil, localizada no bairro 13 de Setembro. A unidade fundada em 1983, que passou 18 anos sem reformas, atende 479 alunos – 88% deles são migrantes venezuelanos.
A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) informou que vai abrir cem vagas para novos estudantes na escola. Atualmente, a unidade atende 121 estudantes do ensino fundamental, 258 do ensino médio e cem da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A reforma do prédio, que iniciou em 2022, custou R$ 10,3 milhões aos cofres públicos do Estado. Durante as obras, os estudantes assistiam às aulas em blocos distintos.
“Nós não fechamos a escola durante a reforma. Para evitar prejuízos aos alunos, fizemos as obras por etapas, deslocando os estudantes para diferentes blocos. Agora, a escola conta com 16 salas, uma quadra totalmente nova, biblioteca, sala de informática mobiliada e um centro tecnológico”, esclareceu o secretário estadual de Educação e Desporto, Mikael Cury.
A reforma da escola contemplou: trocas de piso, parede e telhado, pintura, reparos na parte elétrica e hidráulica, construção da quadra poliesportiva com vestiários e arquibancadas e banheiros com acessibilidade.
Em 2023, o Governo chegou a assinar um termo com o Ministério Público de Roraima (MPRR) para garantir, em até 18 meses, a revitalização de dez escolas que funcionavam em estruturas precárias, incluindo a Maria das Dores.
O diretor da unidade escolar, Paullynele Pantoja, relembra como era a estrutura antiga.
“Tínhamos menos de 60 alunos na escola e hoje a escola modernizou, e tem quase 500 alunos matriculados. Conseguimos garantir a merenda da manhã e da tarde, junto com o almoço para eles, garantindo que os alunos das proximidades da escola não se afastem”, explicou.
Em entrevista, o governador Antonio Denarium (Progressistas) anunciou, para “os próximos dias”, a construção de 80 novas escolas em comunidades indígenas do Estado.
“Ainda estamos com uma meta juntamente com a Secretaria de Infraestrutura do Estado, para revitalização de todas as escolas estaduais de Roraima”, informou Denarium.