O ministro da Educação, Abraham Weintraub, divulgou a relação das escolas selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militares. A divulgação foi feita nessa quarta-feira (26), pelo Twitter pessoal do ministro.
Em Roraima, duas escolas adotarão o modelo proposto pelo MEC: a Escola Estadual Sebastião Benício da Silva, em Caracaraí, ao Sul do Estado; e a Escola Estadual Fagundes Varela, no bairro Nova Cidade, zona Oeste de Boa Vista.
Ao todo, são 54 escolas de 22 estados e do Distrito Federal. Os estados que mais terão escolas cívico-militares são Rio Grande do Sul e Pará, ambos com cinco escolas.
A implementação do modelo ocorrerá ao longo do ano, em edição piloto. Além das escolas do Rio Grande do Sul e no Pará, serão quatro escolas em Santa Catarina, Paraná e Goiás; três em Minas Gerais, Amazonas, Mato Grosso do Sul e Tocantins; duas no Acre, Amapá , Ceará, Distrito Federal e Mato Grosso; e uma em Rondônia, Rio de Janeiro, Maranhão, Paraíba, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo.
O Programa Nacional de escolas cívico militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de mil militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares vão participar da gestão educacional das instituições. O MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.
*Da redação, com Agência Brasil