Cotidiano

Escolas devem corrigir dados do Censo até 10 de novembro

Até o momento, o relatório indica que Roraima possui 888 instituições de ensino, sendo 395 estaduais, 441 municipais, 47 na rede privada e cinco federais

As escolas estaduais ter?o at? o dia 10 de novembro para realizar as corre??es dos dados informados no Censo Escolar da Educa??o B?sica 2014. As corre??es s?o informadas ?s escolas por meio dos relat?rios gerenciais, gestores e de notifica??es, gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas e Informa??es Educacionais An?sio Teixeira (Inep), ?rg?o que coordena o processo censit?rio em todo o pa?s.
Os relat?rios s?o encaminhados ?s unidades de ensino, mas as escolas tamb?m podem ter acesso aos dados por meio do Sistema Educacenso no site www.educacenso.inep.gov.br.
Entre os dados que podem ser solicitados para corre??o est?o, por exemplo, a escolaridade incompat?vel do aluno, estudante vinculado em duas institui??es de ensino ou vinculado em dois estados. H? ainda a possibilidade de escolaridade incompat?vel do professor, entre outras situa??es que s?o indicadas para corre??o por meio dos relat?rios.
?As institui??es de ensino ter?o 22 dias ?teis para realizar essa corre??o no Censo. Esse procedimento ? muito importante para garantir a fidelidade das informa??es, ou seja, para que os dados apontem a realidade das institui??es de ensino?, destacou Selma Mariot, coordenadora do Censo Escolar no Estado.
Os dados preliminares do Censo Escolar 2014 apontam que em Roraima, existem 888 institui??es de ensino, sendo 395 da rede estadual, 441 da rede municipal, 47 da rede privada e cinco da rede federal. O resultado oficial do Censo s? ser? divulgado pelo Inep ap?s as corre??es dos relat?rios gerenciais e consolida??o das informa??es.
CENSO ESCOLAR Neste ano de 2014, pela s?tima vez consecutiva, o Estado de Roraima foi o primeiro estado do Brasil a concluir em 100% a coleta de dados do Censo Escolar da Educa??o B?sica. Os gestores das institui??es de ensino s?o os respons?veis pelas informa??es da escola, as quais s?o repassadas pela unidade de ensino direto ao Sistema EducaCenso.
Nas escolas localizadas em ?reas de dif?cil acesso, a coleta ? feita pela equipe da Ger?ncia de Avalia??es e Informa??es Educacionais (GAIE). Este ano, por exemplo, foram visitadas 64 escolas por via a?rea, sendo 27 escolas por meio de helic?ptero e outras 37 por meio de avi?o monomotor.
O Censo Escolar da Educa??o B?sica tem papel fundamental dentro do processo educacional. Por meio dele, s?o coletadas informa??es que v?o formar o panorama nacional da Educa??o e formular as pol?ticas p?blicas e execu??o de programas na ?rea de educa??o como PDE e o C?lculo das taxas de aprova??o e reprova??o do aluno.
Tamb?m ? por meio do Censo que se realiza a transfer?ncia de recursos p?blicos para alimenta??o e transporte escolar, distribui??o de livros did?ticos, implanta??o de bibliotecas, instala??o de energia el?trica, entre outras a??es essenciais para o funcionamento da Educa??o.
Fonte: Seed