As escolas estaduais indígenas Tuxaua Raimundo Tenente, na comunidade do Araçá, e Tobias Barreto, na comunidade da Mangueira, em Amajari, recebem nesta quinta-feira, 14, os projetos políticos-pedagógicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Campus Amajari.
A elaboração dos projetos fez parte da ação do MEC 20RJ, que tem objetivo de promover reflexões e discussões a respeito das etapas de planejamento, elaboração e execução dos projetos da escola, por meio de oficinas e acompanhamento pedagógico.
Durante o evento, aproximadamente 60 profissionais da Educação Básica no Estado de Roraima serão certificados pela capacitação e formação inicial e continuada de 200h.
O diretor de Ensino do Campus Amajari e coordenador da capacitação 20RJ, Evaldo Pulcinelli, explicou que toda a comunidade participou da elaboração dos projetos com sugestões. “Tivemos uma surpresa boa, porque alunos, servidores em geral, tuxauas, representantes de igrejas, participaram com sugestões para que os projetos pedagógicos tivessem a cara da comunidade”.
“O maior diferencial foi esse. As duas escolas já tinham recebido capacitação sobre projeto político-pedagógico, porém, quando iam executar, acabavam não conseguindo finalizar. E desta forma (com o 20RJ) foi concluído porque foi elaborado durante o processo”, disse Pulcinelli.
Com o projeto pedagógico finalizado nas comunidades, a coordenação trabalhou durante alguns meses na compilação dos dados. Agora chegou o momento de certificar todos os cursistas e entregar o projeto político-pedagógico às gestões das escolas.
Com informações do IFRR.