Cotidiano

Escolha do regime tributário garante impostos reduzidos a empresas em RR

Especialista em contabilidade, José Belido, orienta sobre melhor escolha e benefícios

O setor da indústria da construção civil, mesmo na pandemia, tem mostrado importância na economia nacional. Na local não é diferente, uma vez que com a possibilidade de ficar mais em casa, muitas pessoas despertaram o interesse em buscar modelos de residências que atendam melhor as necessidades. Com isso, houve aumento na contratação de mão de obra e estes empresários da construção civil precisam de uma assessoria profissional contábil, para auxiliar neste novo caminho.

Para o especialista em contabilidade, José Soares Belido, com a expressiva rentabilidade conforme a determinação do mercado, é de suma importância as empresas deste setor terem o serviço de assessoria contábil, no sentido de estruturação do negócio imobiliário, responsabilidade e proteção dos sócios, além da escolha da melhor forma de constituição empresarial.

“Por exemplo, é importante ter conhecimento sobre uma Sociedade de Propósito Específico [SPE] ou uma Sociedade em Conta de Participação [SCP], a descrição do contrato social e as cláusulas necessárias para essa empresa. Isso faz toda a diferença para o empreendedor. A estruturação do negócio da atividade de construção civil exige conhecimento técnico contábil”, explicou.

Belido acrescentou. “Imagine a possibilidade de estruturar o empreendimento em construir e vender, logo teremos uma incorporação. Portanto, podemos pensar na possibilidade de incluir o Regime Especial de Tributação [RET] que conforme o caso, pode pagar apenas 4% sobre a venda dos imóveis. É por isso a importância da atuação de um contador dentro de uma empresa”.

Redução de Impostos

Além de ter um negócio organizado regularmente dentro da legislação, o ganho que o empresário pode obter com uma assessoria técnica contábil é significativo, principalmente sobre os impostos normais devidos, como por exemplo, no caso de loteamento ao vender o terreno na Pessoa Física ou estruturar para vender pela empresa. Essa escolha já causa uma vantagem significativa.

“Ou seja, empreender na área de construção civil pode ser um excelente negócio desde que tenha as orientações técnicas necessárias ao bom andamento do empreendimento. Um dos profissionais que pode muito contribuir para redução de riscos e ganhos financeiros é o profissional técnico da contabilidade”, destacou José Belido.

Saiba mais sobre o especialista

José Belido é formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), com especialização em Direito Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas e em Contabilidade e Direito Tributário pelo Instituto de Pós-Graduação & Graduação (IPOG).

Ele atua como Perito Contábil CNPC 833 e é empresário contábil há 20 anos em Roraima. Esteve como professor substituto na UFRR e atualmente é estudante de Direito na faculdade Estácio da Amazônia.

Belido esteve como presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado de Roraima (SESCON-RR) de 2010 a 2017 e foi Conselheiro do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RR).