Um esgoto a céu aberto está incomodando os moradores da Rua Rosa Oliveira de Araújo, no bairro Senador Hélio Campos. De acordo com eles, sempre houve esse tipo de problema na área, porém a situação piorou há um mês. Com isso, são obrigados a conviver com o mau cheiro e com o risco de adquirir algum tipo de doença.
As crianças são bastante prejudicadas, pois precisam ser mantidas dentro de casa, devido aos riscos de contaminação. Devido ao esgoto, a via está completamente intrafegável, tanto para os motoristas quanto para os pedestres.
A equipe da Folha esteve no local, e constatou o drama vivenciado pelos moradores. O esgoto toma conta de todo o caminho e atrapalha a vida de quem mora ali perto. Há presença de buracos, mato e lixo dentro do próprio esgoto.
“Estamos nessa situação há mais de um mês. Fomos atrás da Companhia de Água e Esgoto de Roraima (CAERR), no entanto, até hoje nada foi resolvido. De acordo com uma atendente do Call Center do órgão, nada pode ser feito, pois não há rede de esgoto no local”, informou a secretária de vendas, Vanessa Rodrigues, moradora da rua.
“Geralmente o meu carro quebra por causa da falta de infraestrutura da rua. Não posso realizar nenhum evento na minha casa, tem momentos que mal consigo me alimentar por causa do mau cheiro”, acrescentou.
De acordo com a moradora, se houvesse rede de esgoto no local todos os moradores pagariam sem nenhum problema. “Fiquei muito chateada quando liguei na central da CAERR e me informaram que não podiam fazer nada por mim, pois eu não pagava pela rede de esgoto. Acontece que se tivesse saneamento básico eu pagaria com muita boa vontade”, desabafou.
O estudante de eletrotécnica, Joelson Silva Gomes, 21 anos, lamentou as condições que se encontra a via. “São vários esgotos estourados. Geralmente as crianças do bairro querem brincar com a água, temos que ficar sempre bem atentos, sem falar que a rua fica completamente intrafegável. Normalmente temos que dar uma volta enorme para ter que ir a algum lugar”, lamentou o estudante.
CAERR – A Companhia de Água e Esgotos de Roraima (CAERR) informou que enviou uma equipe ao endereço mencionado pela reportagem, na tarde de ontem, dia 7, para verificar a situação. Durante a vistoria foi identificado o comprometimento da rede de esgoto no trecho localizado entre a Rua Rosa Oliveira de Araújo e a S-34, no bairro Senador Hélio Campos.
A empresa reforçou que a equipe que esteve no local providenciou os reparos necessários, que incluem a limpeza geral com jateamento na rede, o que vai garantir a desobstrução.
Disse ainda que não recebeu nenhuma reclamação a respeito da rede de esgoto localizada no bairro Senador Hélio e que o morador, ao se deparar com um problema pontual, precisa fazer essa comunicação para que seja gerada uma O.S (ordem de serviço), o que agilizará o atendimento da demanda.
PREFEITURA – A equipe de reportagem da Folha entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Boa Vista para falar a respeito da falta de pavimentação asfáltica na via, no entanto, não obteve respostas até o fechamento desta matéria.