Esgoto despejado no igarapé Mirandinha volta a ser denunciado por moradores do Aparecida

A Caer informou que enviará uma equipe ao local

Esgoto é despejado no igarapé Mirandinha no bairro Aparecida (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Esgoto é despejado no igarapé Mirandinha no bairro Aparecida (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Mais uma vez moradores da Rua Casemiro de Abreu, no bairro Aparecida, voltam a denunciar esgoto sendo despejado no igarapé Mirandinha e caindo no rio Branco. O problema vem sendo denunciando desde o ano passado.

Moradores denunciam despejo de esgoto no igarapé Mirandinha

A reportagem da FolhaBV esteve no local e constatou a veracidade da denúncia. O esgoto está sendo despejado próximo da ponte que fica na praça e cai direto no rio Branco. O mau cheiro é insuportável.

O esgoto é despejado no igarapé Mirandinha (Vídeo: Nilzete Franco/FolhaBV)

Conforme o morador, Pedro Batista, de 68 anos, que tem o quintal ao lado da vala, por conta do mau cheiro, ele não consegue mais ficar nos fundos da casa.

“Não conseguimos mais ficar no quintal por conta do mau cheiro. Virou um verdadeiro igarapé de esgoto, por conta da chuva de ontem melhorou um pouco, mas parece que esgoto já grudou na parede da vala, o odor é insuportável, não conseguimos mais almoçar aqui fora como fazíamos antigamente”, contou.

Pedro Batista, 68 anos, morador do bairro Aparecida (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Além do despejo incorreto, Pedro informou que algumas vezes o esgoto volta para dentro das residências.

“Quando isso acontece é um caos. Não conseguimos usar o banheiro e nada aqui. As casas aqui todas tem o sistema de esgoto e isso não deveria acontecer”, afirmou.

O denunciante afirma que o problema ocorre na sua rua por causa de um esgoto na Avenida Ville Roy, que entope e causa os transtornos.

Ainda conforme Pedro, ele já procurou a Companhia de Águas e Esgotos (Caer) várias vezes, mas nada foi feito. Além disso, uma denúncia junto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi formalizada.

“Eu já fui na Caer, no Meio Ambiente, mas até agora nada foi feito. Enquanto isso, nós continuamos aqui sofrendo com isso e correndo riscos de saúde, pois ficar inalando esse cheiro e essa água cai no rio que é distribuída para nós tomarmos. Isso é crime ambiental e queremos providências o quanto antes”, disse Pedro.

A reportagem da FolhaBV esteve no local e constatou a veracidade da denúncia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O estudante, Magno das Neves, de 18 anos, afirmou que o problema vem ocorrendo há várias semanas.

“A água da vala está podre e cai direto no rio Branco. Não adianta consertar ou tampar lá porque volta para dentro das nossas casas. Isso é crime ambiental seríssimo”, destacou.

Em novembro de 2023, o despejo incorreto do esgoto no igarapé foi denunciado pelos moradores à FolhaBV.

Em nota, a Caer informou que uma equipe técnica será enviada à rua Casemiro de Abreu, no bairro Aparecida, para verificar a situação e realizar os reparos necessários na rede de esgotamento sanitário.

Leia a Folha Impressa de hoje