Cotidiano

Esgoto estourado provoca transtornos para o comércio da Praça Mané Garrincha

Comerciantes da Praça Mané Garrincha, localizada na Rua Moacir da Silva Mota, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste da Capital, sofrem com o forte odor de um esgoto estourado no local. O problema vem ocorrendo desde domingo, mas ontem, 28, a situação piorou com o extravasamento de uma água de cor escura.

Dono de um restaurante em frente à praça, Armínio Bezerra relatou que entrou em contato com a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAERR) para reclamar e uma equipe teria se prontificado a comparecer ao local, o que não aconteceu até o final da manhã. “Ligamos para a CAERR às 9 horas, mas até agora, às 11h30min, nenhuma equipe veio até aqui. Temo que não consiga abrir o restaurante por conta desse problema, já que ninguém vai querer comer sentindo cheiro de fossa”, disse.

Segundo ele, um técnico da companhia que esteve no domingo informou que a causa mais provável para o problema estaria diretamente ligada à subestação do bairro Caranã. “Esse técnico me disse que quando a subestação do Caranã fica cheia, ela encaminha os dejetos para outra subestação, neste caso a daqui, do Tancredo Neves, e assim vai para as outras. A situação só não é pior em toda a extensão da rua, porque tem algumas bocas de lobo”, disse.

Para a comerciante Lúcia de Araújo, a indignação é o sentimento que melhor define a situação dos proprietários de estabelecimentos comerciais, uma vez que o setor contribui para a economia do Município. “Como uma cidadã que paga seus impostos em dia e que é responsável por gerar empregos, ver uma situação dessas é de indignar. Não há condição alguma para receber consumidores. A gente pede uma providência para quem é responsável e simplesmente não resolvem nada”, acrescentou.

CAERR – Por meio de nota, a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima informou que os problemas referentes ao transbordamento de dejetos da rede de esgoto do bairro Tancredo Neves foi resolvido na tarde de ontem, 28.

O problema, segundo a companhia, ocorreu por conta das constantes quedas de energia que vêm ocorrendo na Capital, o que acabou ocasionando uma pane elétrica no equipamento da Eletrobras, responsável pela energia na Estação Elevatória de Esgoto. “A companhia esclarece que, tão logo o problema foi identificado, enviou uma equipe ao local e de forma imediata comunicou à empresa Eletrobras sobre a necessidade de reparos no equipamento”, destacou. (M.L)