Cotidiano

Esgoto provoca transtorno aos comerciantes no Sílvio Botelho

Os constantes problemas ocasionados por entupimentos na rede de esgoto são sempre motivos de grande descontentamento da população da Capital. No bairro Doutor Sílvio Botelho, na Zona Oeste, por exemplo, a falta de manutenção em alguns pontos tem causado sérios aborrecimentos. Além do mau cheiro, alguns deles até transbordam, aumentando os riscos de disseminação de doenças.

Atendente de uma panificadora na rua Pedro Almeida Bantim, Cleonice Oliveira, 41 anos, disse que o problema é frequente, ocorrendo ano após ano. Ela relata que sempre que a situação se agrava, os moradores acionam de imediato a Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer), que nem sempre é ágil no serviço.

“Na semana passada, o odor estava tão insuportável que não tinha cliente que conseguisse ficar por muito tempo. A gente sempre aciona a Caer para resolver o problema, mas eles só aparecem praticamente quatro dias depois”, afirmou.
Dona de um salão de beleza que fica situada também na mesma rua, Maria do Rosário Sobrinho, 49 anos, é outra microempresária que frequentemente reclama dos problemas causados pelo odor vindo dos bueiros. Segundo ela, costuma piorar principalmente em época de inverno. “Pela rua ser muito plana, qualquer chuva faz surgir poças de lama, e misturado aos dejetos do esgoto, fica ainda pior. Já houve dias que tive de desmarcar hora de clientes porque até a gente não consegue suportar o mau cheiro”, disse.

Outra que também reclama é Valdira Alves. Moradora da rua Manoel Bonfim da Silva, a aposentada de 72 anos afirmou que, em algumas ocasiões, precisou comprar areia e barro para tentar encobrir e absorver a água que acaba se acumulando no período de chuva.

“Aqui, pelo menos, esgoto estourado não é um problema muito comum, até porque ela é bem asfaltada, e no ano passado não teve inverno rigoroso. No entanto, é realmente um problema quando chove, já que a água escoa justamente porque os bueiros ficam no começo da rua, sendo preciso colocar areia para absorver a água suja”, frisou.

CAER – Questionada sobre os problemas causados aos moradores do bairro Sílvio Botelho, o Governo do Estado informou, por meio de nota, que enviou, pela manhã, equipes da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caer) para obstruir a rede de esgotos e realizar serviço de limpeza.

Segundo a nota, ao chegar ao local, os técnicos da companhia constataram uma volumosa quantidade de gordura, proveniente do descarte incorreto nas redes coletoras, causadoras de extravasamento de dejetos sanitários.

“Nesse sentido, a companhia reitera que não são permitidos óleos, graxas, solventes, gorduras e substâncias explosivas e inflamáveis em ramais prediais. Esses produtos são os principais causadores de entupimento e extravasamento, exatamente o que está ocorrendo em muitas ruas do bairro”, salientou. (M.L)