Cotidiano

Esgotos estourados provocam transtornos

Moradores dos bairros Caimbé, zona Oeste; e 13 de Setembro, zona Sul, enfrentam os mesmos problemas

Moradores de vários bairros reclamam de problema no sistema de esgoto da Capital em pontos distintos. Na rua Tia Joaca, no bairro Caimbé, zona Oeste, desde o final do mês de janeiro que um vazamento em via pública tem incomodado a vizinhança. A moradora Tariana Lucena disse que já reclamou para as autoridades a fim de tentar resolver a situação, sem sucesso.
“Entrei em contato com a Caer [Companhia de Água e Esgoto de Roraima] diversas vezes e, por fim, eles me disseram que aqui não tem esgoto propriamente dito. O que existe é o início de uma obra que a prefeitura começou através de uma empresa, a Renovo”, relatou Tariana.
Ela disse que posteriormente telefonou para o número 156, a central de serviços da prefeitura, mas alegou não ter obtido retorno. “Tentei por três dias, enviei e-mail e nada. A água já virou lodo e alagou toda a rua. O cheiro é muito forte. Até as crianças da vizinhança pararam de brincar na rua”.
No bairro 13 de Setembro, zona Sul da Capital, a esquina da rua Cícero Vieira com a rua dos Tangarás está inundada por água de esgoto. O motorista Lindoval Pereira, morador da quadra, afirmou que há duas semanas a situação está crítica. “Essa água mina de uma caixa de esgoto aqui na rua ao lado. O cheiro é insuportável! Estamos comendo no quarto porque não há condições”, afirmou.
A manicura Elimara de Pinho completou dizendo que sua avó, em idade avançada, começou a apresentar problemas de saúde desde que o esgoto avançou pela parte lateral do muro de sua propriedade. “Minha avó está com problema de ar. Quando o vento bate, não há quem fique perto!”, explicou.
A moradora disse que os vizinhos já se reuniram para tratar sobre o tema e suas reclamações foram encaminhadas à Prefeitura de Boa Vista e à Caer, mas, até o momento, nada havia sido feito. “Eles sabem do problema. Sempre nos dizem que vão mandar alguma equipe, mas nunca deram as caras”, criticou.
GOVERNOS – A Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria de Comunicação, informou que quando se trata de problema relacionado a esgoto público, o caso é de competência da Caer, administrada pelo Governo de Roraima. A Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou que havia sido enviada, na tarde de ontem, uma equipe à rua Tangarás, no 13 de Setembro, e que os técnicos detectaram que o esgoto estava entupido, quando começaram a solucionar o problema ainda à tarde.
Sobre a denúncia no bairro Caimbé, o governo afirmou que será enviada uma equipe nesta sexta-feira para verificar a situação. Informou ainda que a Caer dispõe de linha para contato da população em caso de problemas e solicitação de serviços. O telefone é o 0800-280-9520. (JPP)