Cotidiano

Especialistas dão dicas de como economizar

Atitudes e comportamentos em casa podem significar economias que podem garantir equilíbrio na renda familiar

O recente aumento no preço dos combustíveis e o reajuste nas tarifas de água e energia deixaram muitos roraimenses com o orçamento familiar apertado. Para evitar gastos excessivos, qualquer medida tomada pelo consumidor pode significar economia de até 50% na conta de fim de mês.

A Folha ouviu especialistas de cada área para orientar a população sobre o que fazer para economizar e evitar desperdícios. Um dos itens que mais compromete a renda das famílias, a conta de luz do roraimense, que sofreu reajuste de 40% no início deste mês, promete ser o principal vilão do consumidor.

ENERGIA – Para o eletricista Eduardo Campos, um dos grandes gargalos para o alto consumo de energia é o desperdício. “A pessoa que sai de um cômodo e deixa a luz ligada, assim como equipamentos que consomem muita energia, são fatores determinantes para esse desperdício”, disse.

A primeira atitude que deve ser tomada pelo consumidor, segundo ele, é revisar toda a instalação elétrica da residência. “Tem que ter uma instalação adequada, com cabeamento próprio para cada eletrodoméstico. Cabos inadequados podem aumentar o consumo. Além disso, o ideal é sempre manter o quadro de distribuição revisado e evitar o uso de adaptadores”, alertou.

Para os equipamentos que consomem mais energia, o eletricista aconselhou o uso de forma equilibrada. “Para quem lava e passa muita roupa, tem que ser feita de uma vez só. Usar o micro-ondas somente quando necessário, assim como a central de ar”, disse.

ÁGUA – Para muitas famílias, a conta de água também tem sido uma dor de cabeça. O bombeiro hidráulico Valdo Lima afirmou que para economizar água, o consumidor deve verificar os vazamentos existentes nas residências. “Verificar se há vazamento nas torneiras, chuveiros, caixas acopladas, que geralmente causam muito desperdício. Tem que providenciar estancar esses vazamentos de imediato”, frisou.

Ideia que tem sido bastante usada pela população de outros estados, a captação de água da chuva também pode ajudar na economia. “50% do consumo residencial pode ser aproveitado da água da chuva. Dá para regar jardim, lavar carro e roupa, entre outros”, complementou.

VEÍCULOS – Para quem possui carros e motos, o mecânico Moisés Lima indicou que a revisão preventiva é a única saída para economizar na hora de abastecer.

“Não existe essa questão de regular peça de injeção para economizar gasolina. Tem que manter o veículo revisado para não acarretar complicações”, afirmou.

Saber equilibrar o motor do veículo na hora de passar a marcha também pode significar economia de combustível. “O ideal é passar a marcha conforme o motor do carro pedir, além de manter sempre os pneus calibrados”, pontuou. (L.G.C)