Prefeitura de Boa Vista promove no auditório do Instituto Federal de Roraima a oitava Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento encerra hoje, 29, e visa sensibilizar, mobilizar e fortalecer a participação da sociedade, além de propor estratégias para melhorar a política de atendimento às crianças e adolescentes.
A conferência busca promover uma ampla discussão para mobilizar o sistema de garantia dos direitos a população, para garantir o fortalecimento e monitoramento da política municipal e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no município.
Nessa edição, quatro eixos orientam a conferência: Promoção dos direitos de criança e adolescentes; Proteção e defesa dos direitos; Protagonismo e participação de crianças e adolescentes; Controle social da efetivação dos direitos e Gestão da política nacional dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
O evento tem a participação de entidades ligadas à causa, representantes de instituições municipais e estaduais, secretários municipais e ainda, o representante do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antônio Jorge dos Santos, que realizou a palestra magna com o tema: Plano decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes – Fortalecendo os conselhos dos direitos da criança e do adolescente.
“Vamos fazer um pouco do resgate histórico da nossa vida enquanto criança e adolescente. Falar da importância dos planos nacionais, dos conselhos da comunidade, explicar onde a sociedade entra nessa história, saber qual a participação de cada um dentro desse sistema. A participação da sociedade é fundamental para o fortalecimento dos conselhos”, disse Antônio Jorge.
A conferência é aberta ao público e ocorre das 9h às 12h e das 14h às 18h. O evento acontece de dois em dois anos e sempre aborda uma temática acerca da proteção dos direitos da criança e do adolescente. Na edição passada, trabalhou-se a criação de plano decenal de direitos humanos voltado para criança e adolescente. Nessa edição vai trabalhar o fortalecimento dos conselhos, para que o plano seja criado e tenha ações executadas no município.
“Esperamos que esse seja um momento de muito proveito. E que daqui, saiam propostas que possam garantir o fortalecimento das nossas ações voltadas para a criança e adolescente em Boa Vista”, frisou o secretário municipal adjunto de Gestão Social, Moacir Collini.
Fonte: Prefeitura de Boa Vista