Cotidiano

Espetáculo “A Santa Casa” é atração desta segunda-feira

O evento apresenta uma estrutura dramática não linear e trata da situação da mulher dos séculos XV a XIX. É atemporal e provoca um diálogo entre as atrizes e a plateia

A programação do Sesc Amazônia das Artes inicia a semana com destaque para a produção teatral local. O grupo Criart Teatral, que representa Roraima no circuito, apresenta nesta segunda-feira, 25 de maio, às 20h, no palco do teatro Jaber Xaud, o espetáculo “A Santa Casa”. O ingresso custa R$ 10. Comerciários e estudantes com carteira atualizada pagam meia entrada (R$ 5). 

 

O espetáculo “A Santa Casa” apresenta uma estrutura dramática não linear e trata da situação da mulher dos séculos XV a XIX. É atemporal e provoca um diálogo entre as atrizes e a plateia, traz à tona sentimentos como amores, angústias, desejos, medos e convicções. 

 

Uma das iniciativas vencedoras do Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2013, o espetáculo é encenado em espaço não convencional para que a plateia fique mais próxima e se sinta realmente inserida nessa casa.

 

A ideia de montar o espetáculo surgiu quando a atriz e diretora do grupo, Kaline Barroso, entrou em contato com o livro “A história das mulheres do Brasil”, obra organizada por Mary Del Priore, que conta a história das mulheres desde os tempos do Brasil Colonial.

 

Dirigidas por Edjalma Freitas e acompanhadas ao violino por Augusta Pacheco, as atrizes Jayne Cardoso, Kaline Barroso, Karen Barroso e Marcelle Grécia interpretam: Helena, Mercês, Flor e Geralda, nomes inspirados na música “Casa aberta”, de Milton Nascimento.

 

“Vamos trabalhar com o pensamento de mulheres dos séculos XV a XIX, mas que repercute até hoje, no século XXI. Um arquétipo da mulher que foi deixada pelo marido, a mulher revolucionária, mulher abusada sexualmente, mulher que sonha em se casar, enfim, são mulheres que encontramos nos séculos passados e vamos encontrar até hoje, porque são sentimentos que fazem parte da própria vida do ser humano”, explica Edjalma Freitas.

 

Fonte: SESC-RR