Cotidiano

Estácio Atual passa a ser Centro Universitário

Os centros universitários têm autonomia para criar graduações em vários campos do saber sem autorização prévia do Ministério da Educação

Em coletiva a imprensa, hoje (6) pela manhã, a direção da Faculdade Estácio Atual anunciou que foi publicada no dia 1º de julho de 2015, no Diário Oficial da União, a portaria nº 668 do Ministério da Educação (MEC) que transformou a instituição em um Centro Universitário.

A reitora do Centro, Brena Linhares, explicou que o processo, embora longo, seguiu os trâmites normais do Ministério e garante a Roraima, principalmente aos acadêmicos da instituição, avanços a curto e médio prazo relacionados ao ensino superior.

“São apenas seis Centros Universitários com nota cinco em todo o Brasil. Seremos o sétimo”, disse ao se referir à última avaliação do próprio Ministério da Educação, que credenciou a então faculdade com nota máxima.

A principal diferença entre o Centro Universitário e uma Faculdade, explicou Brena, diz respeito à autonomia da instituição de ensino. Os centros universitários têm autonomia para criar graduações em vários campos do saber sem autorização prévia do Ministério da Educação, com exceção dos cursos de Medicina.

Para isso, a Estácio Atual precisou cumprir algumas regras impostas pelo MEC, quase todas relacionadas a investimento no corpo docente da instituição. É que os Centros Universitários precisam ter percentual alto de professores com mestrado e doutorado. “A partir de agora podemos pensar em expandir nossas atividades e a oferta do nosso programa de ensino, com cursos de graduação conforme a demanda do nosso estado”, disse Brena.

O diretor regional Norte do Grupo de Faculdades Estácio, Adriano Remor, falou que a criação do Centro Universitário é um fato importante para Roraima. “Essa conquista para o ensino superior do estado é fruto de 12 anos de resultados satisfatórios nas avaliações e auditorias feitas pelo Ministério da Educação na instituição”, afirmou.

Histórico
A Faculdade Atual da Amazônia iniciou suas atividades em Roraima em 2000, ofertando cursos de pós-graduação em convênio com Universidade Federal de Roraima. Já no ano seguinte, conseguiu credenciamento para o curso de Administração de Empresas.

Em 2007, o MEC conferiu nota máxima para Avaliação Institucional da faculdade. Em 2011 o Grupo Estácio adquiriu a Faculdade Atual da Amazônia. Agora, a instituição conseguiu credenciamento do Centro Universitário com nota máxima conferida pelos avaliadores do MEC e aprovado por unanimidade pelo Conselho Nacional de Educação.   

Matéria completa na Folha impressa de amanhã (07)