Cotidiano

Estado decreta ponto facultativo em dias de jogos da seleção brasileira

Nem o Governo do Estado nem a Prefeitura de Boa Vista exibirão os jogos em espaços públicos

Com o início da Copa do Mundo de 2018 na próxima quinta-feira, 14, muitas repartições públicas terão horário diferenciado. Em Roraima, o Governo do Estado já definiu que decretará ponto facultativo nos dias 22 e 27 de junho, dias de jogos da seleção brasileira na primeira fase da competição.

Segundo a administração estadual, tendo em vista que o primeiro jogo da seleção brasileira na Rússia acontece no domingo, 17, não haverá necessidade para determinação de um ponto facultativo nesta data. Porém, no dia 22 (sexta-feira), quando a partida começa às 8h da manhã, e no dia 27 (quarta-feira), em que a disputa acontece às 14h haverá mudanças no serviço público.

“De acordo com o Decreto 22.643, publicado no Diário Oficial do Estado de 28 de dezembro de 2017, haverá ponto facultativo nos dias 22 e 27 de junho. Os serviços essenciais serão mantidos e os de segurança estão sendo definidos para o período”, informou em nota o Governo do Estado.

Questionada se os servidores municipais serão liberados e como serão os serviços públicos, a Prefeitura de Boa Vista informou que o município ainda irá definir horários especiais no expediente nos dias dos jogos da seleção brasileira, que serão posteriormente divulgados.

Quanto à realização de exibição de jogos em praças e locais públicos, tanto o Governo quanto a Prefeitura informaram que não há nenhuma programação prevista para projeção das partidas da Copa do Mundo.

Fiscalização no trânsito será intensificada, afirma Detran

De acordo com o chefe de fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Vilmar Florêncio, a fiscalização no período dos jogos da Copa do Mundo vai funcionar normalmente, como em todos os dias do ano, durante 24h, porém será intensificada no período dos jogos.

Durante os jogos do Brasil, o efetivo do Detran-RR será maior e tanto no horário dos jogos quanto ao término deles, a fiscalização vai se concentrar nos locais onde houver maiores aglomerações de pessoas, como praças públicas, onde tradicionalmente as pessoas de deslocam para comemorar.

Conforme Vilmar, tradicionalmente o fluxo de veículos nas vias aumenta, principalmente durante os jogos do Brasil, e há previsão que as pessoas saiam para festas e eventos em comemoração após as partidas ou até para assistir os jogos com amigos e familiares.

Nesse sentido, a fiscalização atuará de forma a manter a segurança da população com foco nas infrações que potencializam acidentes, como embriaguez ao volante, excessos de velocidade cometidos por motoristas e quanto à ilegalidade de conduzir pessoas em carrocerias de veículos. “A prática é muito perigosa e pode causar acidentes”, alertou o chefe de fiscalização.

Quanto aos motociclistas, a fiscalização será focada em práticas cometidas neste período como o excesso de passageiros em motocicletas e pessoas conduzindo sem capacete. “Todas essas práticas não vão ser permitidas mesmo nesse momento festivo. É importante a população tomar cuidado com essas normas, pois são regras que vão manter a integridade da população e proporcionar que elas curtam com segurança”, declarou Vilmar. (P.C.)