Cotidiano

Este ano, queima de fogos será menor em festa no parque Anauá

A tradicional festa da virada terá um show pirotécnico de apenas quatro minutos e duas atrações locais

A crise pela qual o Estado passa se refletiu em uma importante festa popular e ao que tudo indica, os boa-vistenses terão um Réveillon modesto este ano. A tradicional festa da virada de ano, realizada no parque Anauá, terá um show pirotécnico de apenas quatro minutos e duas atrações locais. A festa está programada para iniciar às 20 horas e a organização do evento espera receber 20 mil espectadores.
Ao contrário do ano passado, a festa deste ano não terá atração nacional. Para se ter uma ideia da mudança no padrão da festa, o show pirotécnico do ano passado durou 15 minutos – 11 a mais que o previsto para este ano – e teve a apresentação de duas bandas locais e uma atração nacional.
A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) detalhou que este ano, a queima de fogos terá duração de três minutos e mais uma cascata de um minuto. O show musical ficará por conta das bandas Nativa e da tradicional Confete e Serpentina.
O esquema de segurança deve contar com cerca de 500 profissionais, segundo a organização do evento. Equipes do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST), policiais militares, agentes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e do Corpo de Bombeiros devem ser escalados para trabalharem durante o Réveillon no parque Anauá. (Y.L)
Programação de Ano Novo contará com missas e shows gospel
O último dia do ano e o primeiro de janeiro de 2015 serão marcados por celebrações nas igrejas católicas de Roraima. Na Capital, as comunidades já estão nos últimos ajustes para a realização das tradicionais missas de Ação de Graças (no dia 31) e da Paz (no dia 1º). Na Catedral Cristo Redentor, por exemplo, a expectativa é de receber um público de mais de 800 pessoas.
“A comemoração mais significativa para o povo católico é sem dúvida a missa de ação de graças do dia 31 de dezembro, pois ela simboliza o agradecimento por mais um ano que está terminando. É um momento em que o fiel agradece a tudo que foi conquistado durante todo o ano, juntando não só as vitórias alcançadas pela comunidade como também as conquistas de cada fiel. É um momento de nós católicos pedir a Deus nos abençoe e que nos ofereça um bom novo ano”, comentou o Padre Paulo Mota.
A missa de ação de graças da Catedral Cristo Redentor está programada para acontecer a partir das 19 horas. No mesmo horário, também deverá ocorrer a Vigília da Paz da Igreja de São Francisco das Chagas, no bairro São Francisco, zona Norte. Conforme o pároco da comunidade, padre Revislande Araújo, além da missa de agradecimento, haverá a tradicional queima de fogos.
VIRADA GOSPEL – A comunidade evangélica também terá opções no último ano, além dos cultos, o público terá ainda a segunda edição da Virada Gospel. Segundo a organizadora Carmeliza Flores, o evento surgiu da necessidade de oferecer uma opção de entretenimento para o público evangélico da capital.
 “Aqui em Roraima, o público evangélico nunca teve uma opção de festa de fim de ano voltadas a união cristã e nós percebíamos também que existia uma grande quantidade de evangélicos que não tinha nada para fazer na Praça das Águas. Foi com esse intuito que nós decidimos criar a Virada Gospel”, disse.
O evento que será no Palco Velia Coutinho é aberto para todas as religiões e deverá ser realizado a partir da meia noite. Para esta edição, a organização espera receber um público de mais três mil pessoas. “Ano passado, nós não estipulamos expectativa de público porque tudo foi decidido em cima da hora, até pela falta de apoiadores, mas recebemos um público de três mil pessoas. Este ano, as coisas foram mais fáceis nesse sentido e a nossa expectativa é de receber superar esse número”, comentou.
Católicos celebrarão o Dia da Paz
No começo de cada ano, fieis católicos, de todo mundo, comemoram o Dia Mundial da Paz. A data que foi criada em 1967 pelo Papa Paulo VI tem como objetivo principal promover uma política de paz entre os povos do mundo. Na capital, três eventos deverão chamar atenção da comunidade católica.
O primeiro será a Caminhada da Paz. Realizada pela Área Missionária São Bento (AMSB), ocorrerá ás 17 horas na comunidade de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, localizada no bairro Asa Branca, zona Oeste. A ação inclui a realização de uma missa campal, onde os participantes terão a oportunidade de refletir temas como respeito, família e santidade.
O segundo evento programado para ocorrer na capital será a Missa da Paz da Praça Germano Augusto Sampaio. O evento é inteiramente aberto à comunidade e está programado para acontecer às 18 horas. A ação é desenvolvida há mais de 10 anos pela Área Missionária São Raimundo Nonato.
Haverá missa também na Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro São Pedro, zona Leste. Conforme o padre Paulo Mota, a ação deverá acontecer as 18 horas. “Diferente da missa de Ano Novo, a missa da Paz, que é sempre realizada na Igreja Matriz, é mais tranquila, não recebendo grande demanda de público. A igreja é pequena e as pessoas costumam dedicar esse tempo as festividades em família, mas mesmo assim é uma ação que tem grande significância para os fieis roraimenses”, finalizou. (M.L)