A forte estiagem fez o governo do Estado decretar situação de emergência para os municípios de Alto Alegre, Amajari, Iracema e Mucajaí, conforme anunciou nesta manhã, 13, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.
A situação de emergência é o primeiro passo para que se discuta a criação de mecanismos que disponibilizem água para os animais, produção agrícola e, ao mesmo tempo, atenda às necessidades básicas da população. A Defesa Civil vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e com a Secretaria de Agricultura.
Segundo relatório, a tendência é que a estiagem se intensifique ainda mais. O município do Cantá também corre risco de ser afetado.
O problema com a seca vem ocorrendo desde setembro do ano passado. A previsão de chuva em Roraima é para a segunda quinzena do mês de abril.
“Em algumas comunidades não há mais água para consumo humano”, disse o coronel Edivaldo Amaral.
Segundo a Defesa Civil, igarapés, açudes e tanques de várias localidades estão completamente secos, o que está provocando a morte de bois, por exemplo. “Não há água para os animais beberem. O quadro requer situação de emergência, pois os municípios não têm estrutura suficiente”, ressaltou o coronel Antônio Cleudiomar.