Como normalmente acontece depois de um feriado prolongado, o Hemocentro de Roraima (Hemoraima) volta a convocar os doadores de sangue com vistas a repor todas as tipagens sanguíneas de estoque da unidade. Para atender a demanda do feriado, foram distribuídas bolsas às Agências Transfusionais (ATs), principalmente ao Hospital Geral de Roraima (HGR), como prevenção para o caso de aumento de demanda.
A assistente social da unidade, Lilian Souza, explica que o chamado é de rotina, uma vez que a regularidade das doações permite a disponibilidade de sangue para atender os casos de emergências, ou seja, acidentes e muitas outras fatalidades que são imprevisíveis e geram um grande desafio para manter o único banco de sangue do Estado abastecido. “É importante essa parceria da população para a realização das atividades do Hemocentro”, ressaltou.
Como único Hemocentro de Roraima, a unidade é a responsável no estado pela captação e distribuição de sangue para as unidades de saúde da Capital e interior, incluindo a rede privada. “A regularidade de um doador é extremamente relevante para que o estoque esteja sempre disponível para atender a demanda”, frisou.
Um doador regular é o que, após o período de intervalo de tempo entre cada doação e passado o tempo preconizado, volta a doar. Para os homens, o período mínimo é de 60 dias e da mulher, 90 dias, ou seja, para que um homem seja considerado um doador regular, ele deve realizar quatro doações a cada ano e para as mulheres, três.
“O maior desafio tem sido a regularidade dos novos doadores. Eles são peças fundamentais para que o estoque esteja sempre pronto para atender as demandas”, destacou Lilian, ao reforçar que a solidariedade é a única forma de ter um banco de sangue sempre pronto a atender, uma vez que depende de doação.
Para quem deseja doar sangue, o Hemocentro está aberto de segunda à sexta-feira, dás 7h30 às 12h e das 13h30 às 18 horas e fica localizado na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR.
CRITÉRIOS
O candidato a doador voluntário precisa estar bem de saúde, alimentado, ter entre 16 (acompanhado dos pais) e 69 anos (desde que a primeira doação tenha ocorrido até os 60 anos), ter peso superior a 50 quilos, evitar bebidas alcoólicas 12 horas antes e alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.
Fonte: Secom/RR