O estoque está baixo para todas as tipagens sanguíneas, em especial a tipagem -O está abaixo do necessário no Hemocentro de Roraima. A Unidade conta com 66.337 doadores cadastrados, mas está precisando de reforço.
De acordo com Juliane Uchôa, gerente do Núcleo de Captação do Hemoraima “Existe uma série de tratamentos e atendimentos a pacientes que precisam de transfusão sanguínea, então pedimos que a população atenda a nossa convocação e compareça para realizar a doação de sangue”, esclareceu.
Ela ressalta que mesmo durante a pandemia é seguro doar, uma vez que estão sendo seguidos todos os protocolos de segurança.
“É muito importante mantermos nosso estoque abastecido porque o Hemoraima abastece todas as Unidades Hospitalares do Estado, incluindo a rede particular”, reforçou.
Saiba como doar – Agendamento de doações pode ser feito por meio do telefone 98404-9593, mas as doações espontâneas também são bem-vindas na Unidade, de segunda a sexta, das 7h30 às 12h e de 13h30 às 18h.
Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Menores de 18 anos precisam da presença do pai ou da mãe ou responsável legal, e também precisam estar com cópia da identidade.
“É preciso que o doador tenha mais de 50 quilos, esteja alimentado e em boas condições de saúde, e não esquecer de apresentar o documento original com foto, a carteira de habilitação ou carteira de trabalho. A nossa demanda é muito grande, por isso precisamos contar com a ajuda de toda a população, pois cada doação é muito importante para o nosso estoque! ”, enfatizou.
O Hemoraima fica localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, próximo ao HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento).