No programa Agenda da Semana deste domingo (14), o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Roraima, Igo Brasil, foi o entrevistado. Durante a entrevista, foram discutidas a situação das rodovias no estado e as ações do DNIT.
Igo Brasil iniciou a entrevista abordando as dificuldades enfrentadas devido às condições climáticas no sul do estado, que têm complicado a manutenção das rodovias. “A gente tem que ter umidade adequada, temperatura adequada, para jogar massa asfáltica. Então o sul do estado está sendo mais atingido do que aqui, em relação às chuvas, então a gente só consegue fazer a recomposição de material de solo, com brita. A gente não consegue lançar massa nessa época do ano por conta das condições. Eu acredito que até meados de agosto a gente vai estar fazendo essa manutenção paliativa, para mitigar esse tipo de problema. Mas são casos isolados. A gente está realmente em uma situação muito boa em relação à BR-174 no sentido do Amazonas (…) A gente tem essa situação desses buracos, que começam a abrir no período chuvoso, por conta do excesso de peso que causa infiltrações e a gente acaba tendo esse tipo de problema, mas estamos conseguindo corrigir”.
O superintendente explicou como surgem os buracos nas rodovias e as ações do DNIT para mitigar esses problemas. “Em dezembro do ano passado colocamos uma balança móvel [no posto da PRF em Boa Vista] e no momento que os caminhões de nove eixos [que por lei, não podem transitar à noite], a gente está fazendo a medição de peso (…) Diminui um pouco o excesso de peso, mas estamos trabalhando para que também tenhamos uma balança de fiscalização no Jundiá e aí a gente ia mitigar todos os problemas dentro do estado de Roraima. Quando o excesso passa do Amazonas pra cá, ele vem danificando a rodovia por todo esse trecho, em torno de 400 km”.
Sobre a BR-175, Igo relatou uma melhoria significativa na condição da rodovia no sentido norte. “A gente tinha aquele problema do Oasis até o Quarto de Bode. E também estava muito crítico até a ponte do Uraricoera e nesse primeiro semestre conseguimos fazer toda essa recomposição asfáltica. Semana passada, inclusive, começamos a pintura. Foram 26 km que a gente fez de recuperação e reciclagem, tirando a capa asfáltica e reciclando o resíduo antigo para não ter desperdício de material. Está todo asfaltado até o 100. Então quem trafega para Pacaraima, Amajari e precisa fazer esse trecho, já tem condições de fazer em 1h10 os trechos que faríamos em 2h30, respeitando o limite de velocidade. Até Pacaraima ainda temos um trecho complicado próximo à reserva indígena, no início da serra. Ainda estamos trabalhando lá, as máquinas estão lá, mas ainda temos que fazer a recuperação”.
A respeito da BR-401, Igo comparou a via com a BR-174, destacando que os problemas na segunda rodovia são causados principalmente pelo excesso de peso dos veículos. “A BR-401 é uma rodovia em que a última grande manutenção tem 5 anos e ela não apresenta problemas para gente. Apesar da gente ter o trânsito dos agricultores na época da safra, são cargas volumosas, mas não são pesadas (…) O grande vilão das rodovias é o excesso de peso. Eu posso garantir para o senhor que o asfalto que tem na BR-174 sentido Sul é o mesmo que tem na 401 e por que tem buracos na 174? Excesso de peso. É uma estrada que está muito boa. Na cabeceira da ponte com o Rio Tacutu, fizemos uma manutenção. Indo pra Normandia, temos outra ponte, também do Rio Tacutu, com um problema crônico, onde a gente iniciou um processo para aumentar o vão da ponte, mas a gente interrompeu por conta chuva e fez a recomposição da descida, que estava preocupando os agricultores”.
Igo também compartilhou uma notícia positiva sobre o trecho entre os municípios de Bonfim e Normandia, que será pavimentado. Ele explicou que o projeto está em fase de elaboração e será licitado após sua conclusão. “É uma boa notícia que temos para dar aqui. O projeto já está em fase de elaboração. Por muitos anos a gente anseia por essa pavimentação. No final do ano passado foi contratado pelo DNIT ainda em Brasília uma empresa para fazer o projeto de pavimentação que deve ser entregue até dezembro de 2024. Com o projeto concluído, temos uma expectativa muito boa de licitar no ano que vem a pavimentação de Bonfim até Normandia, são 80km”.