Cotidiano

Estudante conquista maior nota na redação do Enem em Roraima

Com a boa pontuação, a aluna de 17 anos de idade, vai cursar Direito, no Rio Grande do Sul

A estudante Isys Grazielle Medeiros Souza, de 17 anos de idade, faz parte do grupo de estudantes que conseguiu tirar as maiores notas na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aluna da escola Estadual Ayrton Senna, Isys alcançou 980 pontos na redação, se classificando com a maior nota de Roraima na avaliação.

Segundo Isys, a nota foi resultado de muita leitura. “Sempre tive o maravilhoso hábito de ler. Aproveito os meios de comunicação, redes sociais mesmo, para me atualizar sobre artigos de opinião, pesquisas e dados sobre temas relevantes que exigem posicionamento da população. O hábito da leitura apenas reforçou a construção da redação”, argumentou a estudante.

Isys disse que não encontrou dificuldade para desenvolver o texto, mas precisou de concentração. “Nunca é fácil, pois exige bons argumentos, além da pressão imposta pelo tempo estabelecido para terminar a prova”, frisou.

O segredo para ter argumentos sólidos e coerentes? A estudante explica. “Seja um bom cidadão durante os outros dias do ano. Leia jornais que não sejam “Grande Mídia”, tenha posicionamento político-social, atente-se para as discussões atuais. Compare com a história do Brasil e do mundo se já houve algo semelhante, e o mais importante, esteja seguro de si. O resto é com a banca. Não existem padrões. Uma boa redação vem naturalmente depois desses quesitos”, pontua Isys.

A nota conquistada por Isys garantiu para a estudante uma vaga no curso de Direito na Universidade Federal de Rio Grande. Ela disse que sempre quis estudar fora. “Eu tinha nota para diversos cursos, inclusive aqui na Universidade Federal de Roraima, mas escolhi a Universidade Federal de Rio Grande – RS por ser uma das melhores em Direito do Brasil.

Isys está efetuando a matrícula por procuração, pois não pode se deslocar agora até lá. “A escola Ayrton Senna tem colaborado comigo. A greve foi um empecilho, mas está dando tudo certo até agora”, comemora.

Para os estudantes, a aluna destaque deixa um recado. “Não existe sorte. Cursinho não tem poder de aprovação. Se você sentar na cadeira com seu livro e estudar, você passa em qualquer exame. Assista a vídeo-aula e resolva exercícios. E o mais importante, não deixe de viver a sua vida com quem ama você”.

Com informações do Governo do Estado.