Os alunos Ana Clara Nascimento, da Escola Municipal Maria Gertrudes Mota de Lima e Anthony Bezerra, da Escola Municipal Aquilino da Mota Duarte conquistaram o 2° e 3° lugar, nas categorias Conto e Desenho, do Prêmio Nacional “MPT na Escola”.
A cerimônia de premiação ocorreu de forma on-line e foi transmitido diretamente de Brasília nesta terça-feira, 07.
Os dois acompanharam ansiosos a transmissão, pois competiram com trabalhos de todo o Brasil. A missão era expressar o tema trabalho infantil por meio da arte e da escrita. Foi com o Conto “A história de João”, que Ana Clara retratou a realidade de muitas crianças que hoje são colocadas para trabalhar cedo e garantir o sustento da família. Mas a história de João teve um final feliz quando ele superou sua vida sofrida na infância através dos estudos.
Anthony expressou em forma de desenho o tema “Diga não ao trabalho infantil”. Na imagem, um pai coloca seu filho para fazer serviços pesados que devem ser feitos por adultos. Para Kaline Barroso, professora orientadora, é só orgulho pelo garoto por ter chegado tão longe neste concurso.
“Os alunos fizeram os trabalhos de forma remota, o que nos dá ainda mais orgulho do resultado. Foi um trabalho importante de executar, de conversar com as crianças e muito feliz com a classificação deles. Você sabe que nesse momento pandêmico, o trabalho infantil, infelizmente, cresceu muito, porque as crianças estão mais em casa. Muitos pais perderam seus empregos. É uma situação bem delicada no mundo inteiro”, disse a professora.
Ana Clara também foi só felicidade com o resultado. “Foi uma notícia muito boa, porque quando eu participei do concurso eu não imaginava ganhar. Eu não sabia nem se eu estava fazendo direito. O professor me ajudou bastante. Quando eu descobri que estava entre os vencedores eu fiquei feliz muito feliz”, disse a aluna Ana Clara.
O prêmio – OMPT na Escola é um concurso nacional do Ministério Público do Trabalho, que há três anos vem premiando os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais dos estudantes que integram o projeto em todo o Brasil. Foi trabalhado este ano o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil” e o concurso recebeu inscrições em quatro categorias: conto; poesia; música e desenho, envolvendo alunos do 4º ao 7º Ano do Ensino Fundamental. Os 12 vencedores desta edição ganharam notebooks do Ministério Público do Trabalho.
Na Etapa Estadual, mais alunos do município serão premiados
Chegar na etapa nacional é importante, mas quem se destacou a nível estadual também será premiado. A cerimônia será nesta sexta-feira, 10, a partir das 14h, no Teatro Municipal de Boa Vista. Dos 84 trabalhos da rede municipal, 12 se destacaram entre os melhores trabalhos artísticos dessa edição. O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.