HONRA AO MÉRITO

Estudantes de RR conquistam medalha de honra na Olimpíada Nacional em História do Brasil

A competição reúne participantes com idade acima dos 12 anos em uma prova online e gratuita.

Equipe Macuxi, ganhadora da medalha de cristal. (Foto: Pablo Felippe/Coordcom UFRR)
Equipe Macuxi, ganhadora da medalha de cristal. (Foto: Pablo Felippe/Coordcom UFRR)

O Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima (CAp/UFRR) foi medalhista de honra na 3ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil – Aberta para Todos (ONHB-A). A competição reúne participantes com idade acima dos 12 anos em uma prova online e gratuita.

Para concorrer, os alunos interessados devem se candidatar em uma das categorias disponibilizadas: individual, grupo, escolas públicas e escolas privadas. 

A equipe Macuxi, composta pelos alunos Gabriela Carneiro de Britto, Heitor Magno Oliveira do Rêgo, Miguel de Sousa Jesus e a professora de História Tina Turner, se inscreveu na modalidade ‘grupo – equipe do ensino fundamental de escola pública’.

Tina Turner contou que a participação dos alunos na competição ocorreu de forma inesperada. Para a professora, alcançar o resultado na competição foi algo honroso.

“A iniciativa surgiu de um aluno, o Heitor, que descobriu a Olimpíada através do pai, também professor de História e percebi que ele queria participar e, para isso, buscamos outros alunos para formar a equipe. O fato de termos conseguido essa medalha, foi por mérito deles. É uma fonte de muito orgulho para mim”, comemorou.

O aluno do 8º ano, Heitor Magno, que tomou a iniciativa de participar da competição contou um pouco sobre a sua experiência. 

“Foi uma experiência interessante. Trabalhei em equipe e tive contato com documentos históricos, assim conseguimos receber a medalha de cristal (de honra)”, relatou o estudante.

A prova foi composta de quatro fases com a temática ‘Violência de gênero’ e o resultado foi divulgado em 24 de novembro. A equipe Macuxi recebeu a medalha virtual de honra ao mérito ou ‘medalha de cristal’.

Agora, a equipe concorre a bolsas de iniciação científica júnior oferecidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A ONHB-A é realizada pela UNICAMP com apoio do CNPq, da Associação Nacional de História (Anpuh), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) e Programa de Pós-graduação em História da UNICAMP.