Cotidiano

Estudantes de serviço social realizam atendimento gratuito

Assistência jurídica será gratuita para a população

Alunos de Serviço Social da Estácio terão a possibilidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, realizando atendimentos sociais à população que procura por assistência jurídica gratuita no órgão.

A renovação do convênio foi assinada pela reitora da Estácio, Brena Linhares, e pelo defensor-público chefe da DPU em Roraima, Julian Trevia Miranda. Também foi firmada parceria contemplando alunos de pós-graduação na área do Direito, para realização de atendimentos na área jurídica, conforme a demanda da defensoria.

O convênio na área de Serviço Social é realizado desde 2016 a partir de uma demanda da DPU, que solicitou apoio dos acadêmicos para orientação aos atendidos pelo órgão. Mais de 30 alunos do curso já passaram por este estágio. “Os acadêmicos vão para a DPU e fazem atendimentos de uma a duas vezes por semana com orientações de cunho social”, explicou a coordenadora do curso de Serviço Social da Estácio, Neilza Firmino.

As atividades são realizadas com monitoramento constante e estão previstas para serem retomadas a partir do próximo mês. O Serviço Social na Defensoria Pública atua para facilitar ao cidadão o acesso à justiça social, como por exemplo, pelo requerimento do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os profissionais buscam compreender os problemas sociais trazidos pelos atendidos na instituição, para, a partir daí, orientá-los para resolver problemas ligados à educação, habitação, emprego e saúde, entre outros.

A instituição também mantém parcerias com outras instituições como o Exército (Operação Acolhida), secretarias municipal e estadual de Saúde e Educação, e Secretaria Municipal de Gestão Social (Semges), onde são disponibilizados espaços especializados para receber estagiários do curso.

Serviço Social

Neste curso de graduação ofertado pela Estácio, o aluno passa a compreender a realidade social e ter ferramentas para ser capaz de estabelecer políticas públicas para soluções de problemas. As aulas são ministradas por professores com inserção no mercado de trabalho e são realizadas atividades práticas nos laboratórios destinados ao curso.

As possibilidades de atuação do profissional de Serviço Social vão desde hospitais, unidades básicas de saúde, centro de especialidades, centro de referência de assistência social, passando por órgãos públicos, escolas, ONGs e entidades assistenciais.