Cotidiano

Estudantes farão atendimento gratuito de imposto de renda

Ação será realizada a partir da próxima terça-feira, 15

A partir do dia 15 de março, pessoas físicas que precisam entregar a declaração de imposto de renda podem tirar suas dúvidas sobre os procedimentos corretos e documentos necessários. A atividade faz parte das ações de práticas oferecidas pelo Centro Universitário Estácio da Amazônia aos alunos do curso de Ciências Contábeis.

Os atendimentos são voltados para pessoas de baixa renda e consistem em colaborar com o preenchimento correto das informações na declaração do imposto de renda de 2022.

Segundo o coordenador do curso, professor Eduardo Merlim, os alunos farão capacitação com servidores da Receita Federal e iniciam o atendimento presencial a partir da próxima terça-feira, dia 15.


O coordenador do curso, professor Eduardo Merlim (Foto: Nilzete Franco Folha BV) 

A ação foi prevista para essa data visando utilizar o software já corrigido de possíveis falhas, já que está disponível desde a última segunda-feira (7) e pode sofrer alterações

Para receber atendimento, será necessário o agendamento prévio pelo telefone do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), no número (95) 98127-1201.

DOCUMENTOS 

O contribuinte precisará estar com os seguintes documentos: CPF dos dependentes; Informe de rendimento das empresas; Extrato do INSS (aposentados); Comprovante de rendimento; recibos de médicos, dentistas e educação; e comprovantes de compra e venda de bens.

“Os recibos ou notas fiscais devem discriminar o nome do prestador, endereço, o serviço prestado, valor, CPF ou CNPJ de quem prestou o serviço, além do seu nome completo e CPF. Outro ponto é que quem recebeu auxílio emergencial, deverá levar o extrato do recebimento”, informa.

NOVIDADE

A partir deste ano, a Receita Federal vai receber o pagamento do imposto por meio de PIX e também o recebimento da restituição. “O sistema instantâneo de pagamentos do Banco Central já estava disponível para outras obrigações tributárias, como pagamento de impostos por pessoas jurídicas e por micro e pequenas empresas do Simples Nacional. O recurso agora chega às pessoas físicas”, explica.

Mas para que isso aconteça, o professor esclarece que a novidade só está disponível para quem tem chave PIX associada ao número do CPF. “Neste ano, ainda não será possível informar chaves PIX aleatórias, como endereços de e-mail ou números de telefone na declaração do Imposto de Renda”, conclui.