Como um mês dedicado à sensibilização e ao cuidado, o Setembro Amarelo é voltado para campanhas de alerta sobre transtornos relativos à saúde mental para a prevenção ao suicídio. Pensando nisso, na manhã desta terça-feira, 13, os estudantes da Escola Ana Libória estiveram na sede da Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) para apresentar um projeto que propõe blitze educativas durante este mês.
De acordo com a gestora da escola, Adriana do Vale, a iniciativa tem como finalidade chamar atenção das pessoas para a prevenção do suicídio e valorização da vida, e disseminar a importância dos cuidados com a saúde mental, contando com a participação dos alunos do ensino médio, os quais estão motivados a incentivar outros jovens a ampliarem este importante diálogo de valorização da vida.
“Esta conscientização deve ser efetivada continuamente. Nós temos campanha durante todo o ano para prevenir o suicídio. E no Setembro Amarelo nós intensificamos as ações, nas ruas, unidades, rodas de conversa, e com panfletagem no sentido de informar as pessoas que não conhecem os sinais e sintomas, como buscar ajuda e auxiliar as pessoas a encontrarem um suporte para minimizar este problema”, comentou.
Na avaliação da titular da Setrabes, Tânia Soares, é importante esta iniciativa da juventude e dos gestores que integram a escola Ana Libória, para ampliar e promover esta valorização da vida.
“Fico entusiasmada com esta ação, pois com a iniciativa destes jovens em sensibilizar toda a sociedade para que possam escolher abraçar essa causa, e trabalhar em prol da promoção da saúde e da vida, é algo que merece nosso reconhecimento”, disse.