Os estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) realizam uma manifestação em frente à Reitoria na tarde desta sexta-feira, 27, contra a falta de posicionamento público da Reitoria após aluno do curso de Psicologia sofrer ofensas racistas do professor em sala de aula.
O caso ocorreu na quarta-feira, 11, mas ganhou repercussão durante os últimos dias após o aluno registrar Boletim de Ocorrência. De acordo com o universitário, o professor teria comparado a cor de pele do estudante ao da esposa, classificado por ele como morena, mas que a de E. G. teria “passado do limite”.
Leia mais aqui:
+ Universitário afirma ter sofrido injúria racial durante aula na UFRR
Os alunos se reuniram com cartazes contra o racismo com hashtags e discursos em prol de justiça ao caso. Segundo Jean Farias, presidente da Associação dos Estudantes de Roraima (ASSOER), presente na manifestação, ele conta a motivação do ato.
“O que estamos querendo aqui é que a reitoria faça uma retratação via o docente, porque o ato de injúria racial foi em sala de aula em público, então a gente está se manifestando contra a reitoria por esse ato de política de abafar um caso de racismo dentro da Universidade Federal de Roraima”, disse.
Durante a manifestação, a presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE) está em reunião com o aluno e o professor, onde será realizada audiência de conciliação e proposição de termo de ajustamento de conduta.
Confira a nota da UFRR na íntegra:
Em relação à denúncia de injúria racial realizada pelo discente da UFRR contra um professor da instituição, a Universidade Federal de Roraima informa que o caso foi registrado no canal oficial de denúncias da instituição, que é a Ouvidoria, e encaminhou para a Corregedoria e Comissão de Ética Setorial desta Universidade.
Informamos ainda o agendamento de reunião a ser realizada nesta sexta-feira, 27de maio, no turno vespertino com o discente e o docente envolvidos, a Corregedoria, Comissão de Ética Setorial e Procuradoria Federal junto à UFRR, onde será realizada audiência de conciliação e proposição de termo de ajustamento de conduta.
A UFRR repudia qualquer forma de preconceito, racismo, agressão, assédio, abuso de poder, violência verbal ou física dentro e fora da Instituição.
Esse tipo de manifestação fere os princípios da diversidade e da pluralidade, que constituem a sociedade e nossa instituição. A UFRR acredita em uma universidade plural, sem espaço para qualquer tipo de preconceito.
Qualquer situação de assédio e discriminação deve ser denunciada por meio da Ouvidoria no endereço . .