A manhã desta quarta-feira, 31, foi marcada por uma manifestação na Escola Integral José de Alencar em Rorainópolis. A maior reclamação dos estudantes é a falta de laboratórios, quadra poliesportiva, falta de ar-condicionado nas salas, falta infraestrutura nos refeitórios, sem um espaço adequado para o descanso dos alunos entre um período e outro.
O tio de um dos alunos, Bruno Barbosa, conta as dificuldades que o sobrinho enfrenta junto aos colegas de turma. “Os alunos são obrigados a estudar em tempo integral no calor, não tem um refeitório adequado, nem uma sala de descanso. É desgastante para eles e para nós que vemos eles assim, ainda mais com a chegada do verão”, relatou.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Secretaria de Educação e Desporto informou a unidade receberá ainda nesta quarta-feira, 16 centrais de ar novas que suprirão a demanda. O material foi adquirido com recursos do Tesouro Estadual.
A Seed disse ainda que uma equipe composta pelo secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita e os chefes do Departamento de Logística e do Departamento de Gestão Escolar, entregará o material e realizará uma visita na escola para analisar as demandas expostas pelos estudantes.
“E reforça que está atuando para transformar a realidade dos prédios escolares que ficaram por anos abandonados por gestões anteriores. Em Rorainópolis, o Governo de Roraima recuperou as escolas estaduais José Bonifácio, a Casa de Apoio (ambas no Baixo Rio Branco) e Leopoldo Campelo na Vila Jundiá. Todas receberam mobiliários novos e foram climatizadas”, acrescentou a nota.