Cotidiano

Estudantes fazem protesto por reforma em escola

Por medida de segurança, alunos foram liberados porque as salas amanheceram alagadas

Cerca de 30 alunos da Escola Estadual Ayrton Senna localizada na Rua Floriano Peixoto, centro da capital, realizaram uma manifestação na manhã de hoje (21) pedindo que sejam tomadas medidas em relação ao pagamento de funcionários e estrutura do prédio escolar.

O protesto ocorreu após os alunos serem liberados das aulas por que as salas amanheceram alagadas.

Com fitas adesivas coladas no rosto, os estudantes reivindicavam usando placas com dizeres “Fora Suely”, “Ouçam os professores”, “Reforma já” entre outros.

Segundo um deles, os funcionários e professores enfrentam condições precárias no trabalho e os alunos exigem por uma reforma na estrutura do prédio.

“Chegamos na escola e não podemos assistir as aulas, estava tudo alagado, fomos liberados e os funcionários da limpeza trabalham com atraso nos pagamentos e sem o devido material de limpeza” contou um dos estudantes.

Outro aluno que fazia parte da manifestação relatou que o protesto não se tratava apenas em relaçao as condições da escola.

“Como a maioria dos alunos é filho de servidores públicos estamos repudiando o governo pelo atraso dos salários e por que não dão importância as necessidades dos professores de outras escolas” relatou uma das manifestantes.

O outro lado

Sobre o protesto realizado pelos alunos da Escola Estadual Ayrton Senna,a direção da unidade de ensino esclarece que os estudante foram liberados da aula nesta manhã, por medida de segurança.

Segundo a direção, durante a noite (20) o vigia da escola se ausentou, o que facilitou o ingresso de pessoa no prédio, que abriu as torneiras das pias e dos bebedouros, o que ocasionou o alagamento de alguns espaços da escola. Porém, a escola já passou por limpeza e nesta tarde haverá aula normal.

Quanto ao pagamento dos funcionários de limpeza, eles são contratos por empresa terceirizada, logo o pagamento deles é de responsabilidade da empresa contratante.

Já em relação à infraestrutura, a direção da escola ressalta que o prédio tem recebido limpeza, proporcionando aos estudantes um ambiente confortável para estudar.