Os 86 alunos da Escola Estadual em Tempo Integral Professora Maria das Dores Brasil que se inscreveram no concurso de redação “Um mundo melhor”, patrocinado pela empresa Vinhal Empreendimentos Imobiliários, realizaram a prova nesta segunda-feira, 25, nas dependências da própria instituição.
Eles tiveram duas horas para fazer a redação argumentativa e dissertativa sobre o tema: “Nossas escolhas nos fazem evoluir?”. O resultado final será divulgado no dia 29 de novembro, com classificação de dois alunos.
O primeiro lugar receberá como prêmio um curso completo de informática (Básico 80h e avançado 80h) no Senai-RR e mais um Smartphone; o segundo colocado ganhará um Smartphone.
O concurso de redação tem por objetivo promover o espírito de valorização da vida de seres humanos, particularmente sobre o poder das escolhas que fazemos e seus efeitos sobre si mesmos e toda a humanidade. A ideia é despertar o pensamento dos alunos a partir do título: “Nossas escolhas nos fazem evoluir?”.
“Sabemos das dificuldades que vive a sociedade, principalmente quando vemos jovens doentes da alma. Evoluímos muito no campo científico, mas há necessidades que não estão sendo superadas. Então, o que pensar na construção de um mundo melhor? Por isso resolvemos, por meio de educação, estimular essa reflexão. Esse é o primeiro concurso, mas a ideia é expandir”, explicou o dono da Vinhal Empreendimentos, Dirceu Vinhal.
O professor Wanderley Gurgel, que está coordenando o concurso, disse que a parceria público/privado é de fundamental importância na construção da educação.
Segundo Gurgel, o número de inscrito atendeu as expectativas da escola. Conforme detalhou, o concurso trouxe mais motivação para os alunos, que passaram a se sentir mais valorizados.
“Nossos alunos já trazem muitos títulos para Escola e também para a vida deles. O prêmio mais recente foi IV Concurso Internacional Literário Palavradeiros. Nosso aluno Jesus Larez ficou em 2º lugar com o poema intitulado ‘Amor’. Vamos fechar o ano letivo com chave de ouro. É só orgulho!”, ressaltou.
Os alunos inscritos no concurso estão regularmente matriculados e frequentando o ano letivo 2019 nas três séries do Ensino Médio. As inscrições encerraram na quinta-feira (21).