Os estudantes do 3° ano do Ensino Fundamental das escolas públicas do Estado de Roraima participarão no período de 17 a 20 de novembro da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA), que ocorrerá em todo o país entre os dias 17 e 28 de novembro.
A Avaliação integra o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e tem como foco avaliar os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática e ainda, avaliar as condições de oferta do ciclo de alfabetização das redes públicas.
O processo é coordenado em todo o Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e em Roraima será organizado pela Coordenação Estadual do Censo Escolar da Educação Básica.
“Participarão da avaliação estudantes de 131 escolas das redes estadual, municipal e federal, da Capital e também do interior do Estado. As provas serão aplicadas em dois dias. No total, serão 836 aplicações”, adiantou Selma Mariot, coordenadora da Avaliação no Estado.
Ela informou ainda que no primeiro dia será aplicada a avaliação de Língua Portuguesa (leitura e escrita) e no segundo dia, a avaliação de Matemática. As provas serão aplicadas em turmas com uma média de 25 a 30 alunos, que deverão utilizar apenas lápis preto e borracha.
Vale destacar ainda que a ANA também está inserida no contexto de alfabetização presente no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até o fim do 3° ano do Ensino Fundamental.
TREINAMENTO
Para que tudo ocorra dentro do programado, os professores e técnicos que aplicarão as provas da ANA participarão de um treinamento nos dias 11 e 12 de novembro no auditório da Secretaria Estadual de Educação e Desportos (SEED), nos turnos matutino e vespertino.
No total, 108 aplicadores receberão orientações sobre a aplicação da Avaliação, como por exemplo, o ajuste do horário do recreio para que não coincida com o período de aplicação, os procedimentos a serem realizados com os alunos portadores de necessidades educacionais especiais, Termo de Sigilo, Compromisso e Confidencialidade, entre outras.
SAEB
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) tem como principal objetivo avaliar a Educação Básica do país e contribuir para a melhoria de sua qualidade, oferecendo subsídios para a implantação de políticas públicas voltadas a esse nível de ensino.
Além de oferecer dados e indicadores que possibilitem maior compreensão dos fatores que influenciam o desempenho dos estudantes.
O SAEB é composto por três avaliações: a Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB), realizada de dois em dois anos, a ANA, realizada anualmente e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil), também realizada de dois em dois anos.
Outras informações sobre o SAEB estão disponíveis no site do INEP (www.inep.gov.br).
Fonte: Ascom-Seed
Cotidiano
Estudantes participarão de Avaliação Nacional
108 aplicadores receberão orientações sobre a aplicação da Avaliação