Os estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas da capital, interior e indígena de Roraima podem ajudar a construir politicas públicas e programas educacionais até o dia 08 de novembro, preenchendo o questionário eletrônico que pode ser acessado no link, por meio de qualquer celular, computador ou tablet.
Por meio da plataforma digital Porvir, o estudante acessa um formulário e responde perguntas que ajudarão a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) a promover uma educação mais atrativa e conectada aos anseios dos alunos.
A atividade, também chamada de “escuta”, integra as ações do Programa Novo Ensino Médio e busca a participação dos estudantes para a construção de um processo de ensino-aprendizagem mais integrado à realidade do estudante, tornando-o ator principal do seu aprendizado, estimulando assim o protagonismo juvenil.
Ou seja, por meio dessa escuta online, o jovem poderá repassar informações sobre atividades esportivas, alimentação, uso de tecnologia, relação professor-aluno, grêmios estudantis, estrutura física, equipe pedagógica, espaços educacionais, conselho escolar, atividades extraclasse, entre outros temas.
Mediante as informações coletadas, a Seed, por meio dos departamentos pedagógicos, irá analisar as respostas dos estudantes e, a partir daí, elaborar uma proposta pedagógica que esteja vinculada aos seus anseios, construindo um currículo flexível e itinerários formativos.
“O questionário online está organizado em quatro blocos: ‘perfil do estudante’, ‘sua escola atual’, ‘a escola dos seus sonhos’ e ‘suas percepções e expectativas para o Novo Ensino Médio’. Cada bloco dispõe de 25 questões. A participação do estudante fará a diferença na implantação do Novo Ensino Médio”, destacou Carleide Schramamm, chefe da DIEMP (Divisão de Ensino Médio e Profissional) da Seed.
PROGRAMA NOVO ENSINO MÉDIO – A escuta por meio da Plataforma Porvir integra as ações para a implementação do Programa Novo Ensino Médio, que está ocorrendo em todo o País, como forma de promover mudanças significativas nesta etapa de ensino e estimular o protagonismo juvenil. O programa traz três principais mudanças, sendo a primeira delas a ampliação da carga horária anual que sairá das atuais 880 horas para 1.000 horas e, ainda, a expansão das EMTI (Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral).
A segunda principal mudança vem com os itinerários formativos, pelos quais os alunos poderão escolher caminhos de aprofundamento do que desejam realmente estudar. Esse aprofundamento poderá ser por meio de áreas do conhecimento ou por formações técnicas profissionais. Também será obrigatória a elaboração do Projeto de Vida, relacionado com seus talentos e vontades. Por meio do Projeto de Vida, o estudante poderá refletir sobre os seus desejos e objetivos, conhecer e valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências e, a partir daí, poderá fazer escolhas alinhadas aos seus interesses.
O terceiro ponto principal está atrelado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento que define as aprendizagens essenciais para o jovem nesta etapa de ensino, por meio dos conhecimentos garantidos, ou seja, as disciplinas do currículo comum como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Física, entre outras, e por meio do desenvolvimento de competências importantes para a sua vida em sociedade.
Em Roraima, 145 escolas ofertam o Ensino Médio. O programa será implementado inicialmente em 21 instituições, mas a previsão é que até o ano de 2022 todas as escolas de Ensino Médio tenham aderido ao programa.