Cotidiano

Estudantes poderão receber cursos na área de empreendedorismo

A ação é resultado da parceira que a Secretaria de Educação e Desporto e o Sebrae/RR estão firmando

Quatro cursos voltados à educação empreendedora poderão ser ofertados para estudantes do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação é resultado da parceira que está sendo discutida entre a Secretaria de Educação e Desporto (Seed) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RR).

O primeiro curso é “Formação de Jovens Empreendedores”, para estudantes do Ensino Médio que estimula o jovem a ser protagonista da sua história. Já o curso “Jovem empreendedor no Campo” é voltado para estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da área rural, com familiares produtores rurais com o objetivo de incentivar a continuidade dos negócios do campo e oportunidades de geração de renda.

O curso “Despertar” é voltado para estudantes do Ensino Médio com foco no desenvolvimento de planos criativos para conhecer o mundo do trabalho. Por fim, o curso “Crescendo e empreendendo”, tem o objetivo de provocar uma discussão com os jovens do Ensino Médio sobre trabalho, negócio e empreendedorismo.

 A titular da Seed, Leila Perussolo, explicou que a relação da Educação Estadual com o Sebrae já se estende há 15 anos e que apenas está sendo fortalecida.

 “Todos esses programas estimulam o empreendedorismo, o desenvolvimento profissional, autoconhecimento e vem de encontro com o Novo Ensino Médio, que busca preparar o jovem para a vida, para o mercado de trabalho, fazendo com que assumam o papel de verdadeiros protagonistas de sua própria história”, destacou Leila Perussolo, secretária de Educação e Desporto. 

A superintendente do Sebrae-RR, Dorete Padilha reforçou que um dos objetivos da instituição é disseminar e ampliar a atuação da educação empreendedora no Estado de Roraima.

“Nosso desejo é que até 2022, todas as instituições de ensino do Estado estejam trabalhando com a educação empreendedora, porque essa é a grande saída, é uma luz para que nossos jovens encontrem dentro de si, através de um perfil empreendedor, a saída para os problemas que surgirem em sua vida”, destacou Dorete.

Novo Ensino Médio possibilita educação empreendedora 

O Novo Ensino Médio que está sendo implementado em todo o país, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, traz no novo formato a possibilidade de itinerários formativos que proporcionam maior abertura para a educação empreendedora.

A parceria entre a Seed e o Sebrae/RR proporcionará ainda mais aos estudantes da rede pública uma formação integral, voltada ao ensino profissional, conforme reforçou Aldevânia Matos, assessora técnica da Divisão de Ensino Médio e Profissional da Seed.

 “Vamos fortalecer a educação empreendedora  que já existe no Estado e que agora se fortalece com esses novos cursos e com essa perspectiva de uma construção coletiva de uma formação profissional que o Brasil tem fomentado para o público do Ensino Fundamental, Ensino Médio e para a Educação de Jovens e Adultos”, disse Aldevânia.