Cotidiano

Estudantes reforçam conhecimento às vésperas da prova

A movimentação nos cursinhos na capital foi intensa durante todo o período do dia

Domingo, 25, será um dia decisivo para os mais de 8.800 candidatos inscritos no Vestibular 2019 da Universidade Federal de Roraima (UFRR). O certame será aplicado a partir das 8h no Campus Paricarana e em outros locais de provas espalhados pela capital.

Para não correr o risco de esquecer nada, vários estudantes aproveitaram o dia de hoje, 24, para revisar os assuntos que poderão cair na prova deste ano. A movimentação nos cursinhos, por exemplo, foi intensa durante o dia todo.

Entre as candidatas que optaram por reforçar os estudos está Letícia Vilela, de 20 anos. A FolhaWeb, ela revelou que está se preparando para encarar o vestibular desde 2015.

“Meu objetivo é conseguir nota para ingressar no curso de Medicina, que é mais concorrido da Federal, e a realização desse tipo de reforço é muito importante, pois ajudar a tirar algumas dúvidas”, comentou.

Outro fato importante destacado por Letícia é que os cursinhos ajudam a aumentar a confiança dos alunos, principalmente dos que vão prestar vestibular pela primeira vez.

“É muito como o estudante ficar nervoso e tendo a oportunidade de revisar os assuntos, essa sensação acaba que desaparecendo, pois tudo que foi visto será reforçado e o que foi esquecido volta a ser assimilado pelo aluno”, completou

Somente em um cursinho localizado na avenida Bento Brasil, Centro, a participação nos chamados “Reforções”, que são aulas voltadas de reforço de matérias básica, foi de pouco mais de 250 alunos.

Professor de química há 24 anos, Alex Araújo, 43 anos, destacou que as revisões de vésperas de vestibular cumprem não só a necessidade de reforçar as matérias, mas reafirmam o potencial de conhecimento que os próprios estudantes possuem.

“A revisão de véspera é importante justamente para ocupar a mente do aluno, porque a gente sabe que eles costumam a ficar bastante ansiosos e muitos querem potencializar o que não sabem. Mesmo que ele não obtenha êxito, isso não significa que ele deva desistir, mas sim persistir para que consiga no ano que vem”, completou.