Cotidiano

Estudantes são atendidos em Campanha contra hanseníase, verminoses e tracoma

Cerca de 600 alunos passaram por avaliações e exames para a detecção de possíveis sintomas das doenças

A Prefeitura de Boa Vista encerrou nesta sexta-feira, 14, a Campanha Nacional contra a Hanseníase, Verminoses e Tracoma com uma ação voltada aos alunos da Escola Municipal Laucides Inácio de Oliveira, no Conjunto Habitacional Pérola do Rio Branco II.

A ação é uma continuação da campanha nacional, com o objetivo de identificar e tratar as doenças em crianças com idade escolar, entre 5 e 14 anos.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) avaliou cada aluno para detectar manchas suspeitas na pele, no caso da hanseníase, e lesões nos olhos, que podem indicar o tracoma.

As crianças que apresentam os sintomas das doenças foram medicadas e encaminhadas para tratamento no Hospital Coronel Mota, da rede estadual de saúde.

Cerca de 30 foram diagnosticados com tracoma e todas receberam as medicações iniciais para combater verminoses. Os pais dos alunos preencheram um formulário autorizando os filhos a participarem da ação.

Segundo a coordenadora da campanha, Michelly Rosa Filgueiras, a retomada da campanha foi satisfatório.

“Foi uma ação educativa, com o objetivo de detectar as doenças e começar o tratamento, ficamos felizes de ver que a maioria das crianças daquele bairro não apresentaram as doenças”, disse.

A ação agora segue para a Escola Municipal Maria Teresa Maciel da Silveira, no bairro Jardim Floresta, no período de 14 a 18 de setembro.

Fonte: Semuc