Cotidiano

Estudantes solicitam novas datas de inscrição para Prouni e Fies

A União Brasileira dos Estudantes Secundaristas levou reivindicações sobre o ENEM e calendário dos programas federais

A presidenta da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Rozana Barroso, e o vice-presidente, Tiago Ramos, se reuniram nesta quinta-feira, 10, com representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em Brasília, para levar as reivindicações dos estudantes sobre a realização do ENEM em janeiro de 2021.

 

“Solicitamos esclarecimentos sobre o calendário divulgado do ProUni e Fies,que inviabiliza a participação dos estudantes que irão realizar o Enem de 2020, já que as notas serão divulgadas em março. Reivindicamos diálogo com os estudantes e entidades para que sejam definidas novas datas”, falou.

 

Para a entidade, ainda que a pandemia seja uma crise sem precedentes, é preciso formular respostas à imensa disparidade exposta com as aulas presenciais suspensas e o aumento da desigualdade econômica e social.

 

Nessa quinta-feira a entidade também participa de atos pela regulamentação do FUNDEB e contra os cortes na educação previstos no orçamento de 2021.

ENTENDA – O Ministério da Educação divulgou os cronogramas dos processos seletivos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o primeiro semestre de 2021. 

O edital com o cronograma para o processo referente ao Prouni está previsto para ser publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 15 de dezembro. De acordo com a pasta, a previsão é de que a consulta sobre oferta de bolsas esteja disponível no dia 4 de janeiro.

Já o edital do processo seletivo para o Fies deverá ser divulgado no próximo dia 18 de dezembro. A previsão é de que entre 22 e 25 de janeiro, os interessados em disputar uma vaga possam consultar as ofertas na página do programa, na internet.

Após a divulgação, a UBES enviou ao Ministério da Educação um pedido de reunião com urgência para tratar do calendário dos programas federais de acesso ao ensino superior. Segundo os estudantes, que sonham com a universidade, há incompatibilidade entre as datas do Enem e dos outros programas.

A nota do Enem é um dos requisitos para as inscrições, porém, a edição 2020 do exame divulgará os resultados apenas em março.