Cotidiano

Estudantes tomam água em panelas

Associação de Moradores denuncia também que a estrutura da Escola Estadual Fagundes Varela oferece riscos a estudantes e professores

Pais de alunos da Escola Estadual Fagundes Varela, localizada no bairro Nova Cidade, zona Oeste da Capital, denunciaram, na manhã de ontem, para a Folha, que a unidade de ensino enfrenta condições precárias de estrutura, administrativa e de segurança.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores do Bairro Nova Cidade, Natal Altair, a estrutura da escola, que possui cerca de 700 estudantes, oferece riscos.

“As cerâmicas das salas e dos corredores estão soltas e são cortantes. Além disso, as centrais de ar não funcionam e os alunos ficam no calor e, às vezes, no escuro, porque várias lâmpadas estão queimadas”, afirmou.

O que mais chamou a atenção, conforme ele, é o fato de os alunos serem obrigados a beber água em panelas improvisadas com gelos, pois a escola não possui bebedouros. “É inadmissível que, em pleno século 21, uma escola de uma Capital não tenha bebedouro para que as pessoas possam tomar água”, disse.

Altair denunciou que o teto da quadra da unidade de ensino desabou há mais de oito meses. “A cobertura simplesmente desabou, e só não matou centenas de alunos e professores porque ocorreu de madrugada. A única providência que tomaram, até hoje, foi de isolar a área”, comentou.

Os pais cobram também a contratação de mais assistentes de aluno e de servidores de limpeza. “Tem muita reclamação por conta da falta de pessoal de apoio. Só tem um assistente por turno para atender os alunos”, frisou.

O presidente da associação relatou que alunos já foram pegos fumando maconha nos banheiros da unidade. “Pedimos providências o quanto antes. Já acionamos o Ministério Público e a Assembleia Legislativa. Tentamos também entregar um ofício à diretora da escola, mas ela se recusou a nos receber. O governo não está tomando providências para nos ajudar”.

Além do bairro Nova Cidade, a unidade de ensino também atende alunos dos bairros: Bela Vista, Raiar do Sol e do Conjunto Habitacional Pérola.

GOVERNO – Em nota, o Governo do Estado afirmou que o secretário estadual de Educação, Marcello Campell, que há pouco mais de uma semana assumiu a gestão da secretaria, está visitando todas as escolas da Capital e, até amanhã, vai à escola Fagundes Varela para avaliar as condições da unidade e verificar as providências que a Secretaria Estadual de Educação e Desporto poderá adotar para melhorar as condições para os alunos, o mais rápido possível. (L.G.C)